Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Taioenses se manifestam contra protocolo de operações da barragem


Por GCD Publicado 07/11/2023 às 17h40
Taioenses se manifestam contra protocolo de operações da barragem
Foto: Divulgação manifestantes

Taioenses se manifestam contra protocolo de operações da barragem. O manifesto foi motivado pelo descontentamento com os protocolos seguidos pelo Estado. Taió enfrenta um dos maiores períodos de enchentes da história do município. A cidade, no mês passado, registrou ainda a maior cheia histórica. Com isso, moradores, comerciantes e agricultores estão insatisfeitos com os protocolos adotados pela Defesa Civil estadual em relação à operação da Barragem Oeste, localizada na cidade.

O comerciante, Marino Anderle Junior, explica que a população se preocupa com a previsão de chuva para o fim de semana, o que poderá resultar em mais uma enchente na cidade. “O protocolo atual da Defesa Civil, não tem funcionado para Taió. Começou de uma maneira errada lá no dia quatro de outubro e devido a esse fenômeno, El Niño e muita chuva, não conseguiram mais consertar. Portanto, precisamos esvaziar a barragem para ela receber essas chuvas que estão previstas. E com esse protocolo atual, eles não estão conseguindo. Quando chove novamente a barragem está sempre com 70, 60, 80% de ocupação. Nós já sofremos quatro cheias em Taió e estamos caminhando para quinta”, enfatiza.

Segundo Marino, alguns comerciantes estão há quase 30 dias sem abrir as portas, e muitos já deixaram a cidade. Ele relata que a situação vivenciada no município já supera os prejuízos causados pela covid 19. “Isso tem gerado um desânimo generalizado. A gente tem perspectivas ruins aí para os próximos meses e anos, porque quem vai investir em Taió com esse risco constante, as pessoas vão embora. Todos estão passando por um momento terrível, precisamos de socorro”, revela.

Comunidade organiza carreata

Como forma de expressar a indignação aos protocolos adotados pela Defesa Civil Estadual, a comunidade de Taió organizou uma carreata e também uma manifestação em frente aos portões da barragem. “É uma manifestação totalmente pacífica. Avisamos os órgãos de segurança do município, avisamos os órgãos de segurança estaduais. A concentração começa às 17h na frente da Prefeitura Municipal, com saída às 17h30, em direção à Barragem Oeste. Não vamos entrar na barragem, porque é área de segurança nacional. Por fim, vamos nos posicionar em frente aos portões com faixas e dizeres, pedindo para que a Defesa Civil estadual se sensibilize e mude esses protocolos”, finaliza.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store