Seminário do Refloresta Alto Vale debate desenvolvimento do setor
Seminário do Refloresta Alto Vale debate desenvolvimento do setor madeireiro na região. Nesta semana, o município de Agronômica foi sede do 1º Seminário do Programa Refloresta Alto Vale. Participaram do encontro, investidores e produtores rurais da região que debateram questões econômicas e técnicas com foco no desenvolvimento do setor madeireiro.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Madeira do Médio e Alto Vale (Sindimade/Floema), Ricardo Rozene Rossini, explica a iniciativa na região. “O projeto Refloresta Alto Vale é um projeto que nasceu de um raio-x feito dentro das indústrias associadas ao sindicato. Identificamos aqui um descompasso regional entre a produção de florestas e a necessidade da indústria regional. Nós temos aqui a necessidade de 84% de pinos e apenas 16% de eucaliptos. Mas a nossa região produz muito mais eucaliptos. Portanto à medida que colhem essas florestas de eucaliptos, convertem-nas em pinos. Essa é a necessidade maior das indústrias aqui localizadas”, conta.
De acordo com o presidente diversos palestrantes estiveram no evento e temas importantes foram debatidos. “O intuito foi mostrar para o produtor técnicas que há no mercado, esclarecer as melhores práticas para que se tenha sucesso dentro do empreendimento florestal. A ideia é dar continuidade ao nosso trabalho de orientação técnica, econômica e comercial por meio das redes sociais. Além disso, levar informação e inovação, de forma mais interativa junto aos produtores pequenas reuniões nas comunidades do Alto Vale”, finaliza.