Semeadura da soja é prorrogada e plantio no Alto Vale segue até 19 de fevereiro

Está prorrogado, em caráter excepcional, o calendário de semeadura de soja em Santa Catarina. A decisão foi regulamentada por resolução da Secretaria de Estado da Agricultura e da Cidasc. A excepcionalidade climática deste último trimestre que causou prejuízos aos agricultores foi a principal justificativa para a prorrogação. Portanto, as chuvas atrasaram plantios e levaram a replantios de culturas que antecedem à soja como segunda safra, sendo necessário prorrogar por 20 dias o término da janela de plantio.
Calendário ajustado com a prorrogação dos prazos para plantio da soja:
- Região I (Sul do estado) até 01 de março de 2024
- Região II (Planalto Norte ao Alto Vale do Itajaí) até 19 de fevereiro de 2024
- Região III (Oeste) até 19 de fevereiro de 2024
- Região IV (demais regiões) até 30 de janeiro de 2024
Programa de Controle da Ferrugem Asiática da Soja
O Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária institui, entre as medidas fitossanitárias, o vazio sanitário, calendário de semeadura e a proibição do plantio de soja sobre a soja. Ou seja, se a primeira safra na propriedade foi soja, a segunda precisa ser outra cultura. Além disso, a segunda safra de soja se caracteriza pelo cultivo de grão em áreas cultivadas na primeira safra com milho, cebola, tabaco, feijão, entre outras. Além destas medidas, a Portaria determina que os estados devem manter um cadastro dos produtores de soja.
Então, a partir de 1º de janeiro de 2024 todos os plantios de soja deverão ser cadastrados junto à Cidasc por meio de formulário virtual. Por fim, o cadastro dos plantios de soja deve ser realizado por propriedade, em até 10 dias consecutivos após o término do plantio no local.