Semana do Alimento Orgânico terá seminário e ações práticas no Alto Vale
Evento principal ocorre dia 21 em Rio do Sul com foco em saúde, produção e consumo consciente

A Semana do Alimento Orgânico terá programação especial no Alto Vale do Itajaí ao longo do mês de maio. O destaque será o seminário marcado para o dia 21 de maio, no Instituto Federal Catarinense (IFC), unidade urbana de Rio do Sul, a partir das 10h.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O engenheiro-agrônomo e produtor orgânico, Gleison Ricardo Pereira, informa que o encontro reunirá nutricionistas, agricultores e consumidores.
Vamos conversar sobre a importância do alimento orgânico com nutricionistas, relatos de experiências de produtores orgânicos aqui no Alto Vale. Vamos conversar também sobre a comercialização, a certificação orgânica
disse Gleison.
Atividades práticas envolvem escolas e visitas técnicas
Além do seminário, outras ações educativas acontecerão durante o mês. Entre elas, a implantação de hortas escolares, que envolverá diretamente os alunos em atividades práticas de cultivo.
A programação também inclui visitas técnicas a propriedades rurais no Alto Vale. Os participantes poderão conhecer modelos de produção de frutas, assim como, hortaliças e outros alimentos cultivados com práticas sustentáveis e agroecológicas.
Consumo consciente é tema central das ações da Semana do Alimento Orgânico
Conforme a extensionista da Epagri, Katiucia Micheli Visentainer, a Semana do Alimento Orgânico é uma iniciativa nacional.
Em todo o estado de Santa Catarina estarão acontecendo eventos relacionados a essa Semana do Alimento Orgânico. E a região de Rio do Sul também estará realizando seus eventos com esse intuito, com essa finalidade. Mas, mais do que apenas alguns dias alusivos a data, o intuito, objetivo da legislação, tanto federal como a legislação estadual, que pensaram essa abordagem, trazem maior consciência ao consumidor, ao produtor, sobre a questão da alimentação saudável. É pensar a produção do alimento desde as lavouras até a mesa, até o prato do consumidor final. Então por que a busca por um alimento mais saudável?
explicou Katiucia.
Convite à comunidade do Alto Vale
Por fim, o seminário no dia 21 de maio é aberto ao público. Agricultores, comerciantes, nutricionistas, bem como, estudantes e todos os interessados estão convidados a participar do evento.
Ouça abaixo a entrevista completa sobre a Semana do Alimento Orgânico: