Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de junho de 2025 Rio do Sul

Sargento salva dois bebês engasgados e recebe Moção de Aplauso em Ituporanga

Reconhecimento da Câmara valoriza atuação técnica e ágil do militar em atendimentos realizados diretamente no quartel


Por GCD Publicado 13/05/2025 às 10h26
bebês-engasgados-ituporanga
Em ambas as situações, o sargento liderava a guarnição e realizou manobras de desobstrução que salvaram as crianças. Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Ituporanga

O salvamento de dois bebês vítimas de engasgamento, realizado diretamente no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Ituporanga, rendeu ao 3º sargento Jorge Mancilla Júnior uma Moção de Aplauso aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Ituporanga. Os atendimentos aconteceram nos dias 15 de janeiro e 19 de abril, quando os responsáveis procuraram o quartel em momentos de desespero. Em ambas as situações, o sargento liderava a guarnição e realizou manobras de desobstrução que salvaram as crianças.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Experiência e dedicação à profissão

Com início na carreira como bombeiro comunitário em 2000, o sargento Mancilla ingressou como militar em 2004, após aprovação em concurso público. Atualmente, ele é responsável pelo setor de instrução e ensino do quartel de Ituporanga, onde organiza cursos, palestras e treinamentos. Além disso, lidera a equipe de socorro, que atua em plantões de 24 horas, prestando atendimentos diversos em Ituporanga e outros cinco municípios da região: Petrolândia, Chapadão do Lageado, Vidal Ramos, Imbuia e Leoberto Leal.

Manobras de desobstrução salvaram os bebês engasgados em Ituporanga

De acordo com o sargento, os pais levaram os bebês diretamente ao quartel ao invés do hospital.

Graças a Deus estávamos lá para ajudar. As manobras são simples, se bem feitas. Os pais devem aprender. Há vídeos nas redes do CBMSC e também podem ligar no 193, onde o operador orienta o que fazer

explica Mancilla.

Para ele, servir é uma vocação:

Poder salvar uma vida não tem salário que pague

disse o sargento.

Para mais informações sobre primeiros socorros, acesse as redes sociais do CBMSC ou entre em contato pelo telefone 193.

Ouça abaixo a entrevista completa com o 3º sargento Jorge Mancilla Júnior:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store