Rio do Sul e Ituporanga integram projeto de reconhecimento facial em SC
Municípios do Alto Vale estão na primeira fase da iniciativa estadual que vai instalar mil câmeras com tecnologia de inteligência artificial para reforçar a segurança pública

Santa Catarina iniciou a implantação de um sistema de reconhecimento facial em 60 municípios do estado, com investimento de R$ 35 milhões por parte do Governo do Estado. A primeira fase contempla cidades com mais de 25 mil habitantes e inclui Rio do Sul e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
As equipes de segurança utilizarão a nova tecnologia para identificar pessoas com mandados de prisão, restrições de circulação ou registros de desaparecimento. O sistema integra inteligência artificial com monitoramento em tempo real, por meio de mil câmeras interligadas a uma central de emergência que aciona a polícia mais próxima ao detectar rostos com algum tipo de restrição.
Deputado destaca avanço para a segurança regional
O deputado estadual Oscar Gutz (PL) comemorou a inclusão das duas cidades na primeira etapa do projeto.
Esse projeto é um divisor de águas para a segurança pública de Santa Catarina. E ver Rio do Sul e Ituporanga incluídas logo de início é motivo de orgulho
afirmou o parlamentar.
Além disso, Oscar Gutz também indicou formalmente a inclusão de Taió, Pouso Redondo, Presidente Getúlio e Ibirama nas próximas fases.
Essas cidades têm demandas reais por reforço na segurança e, com o monitoramento facial, vamos tirar de circulação quem anda à margem da lei. Bandido não vai ter vez no Alto Vale
acrescentou.
Reconhecimento facial: tecnologia testada em Florianópolis
As equipes testaram a tecnologia com sucesso durante o Carnaval em Florianópolis e prenderam cinco foragidos da Justiça. O objetivo, portanto, é expandir a cobertura e aumentar a eficiência da segurança pública no interior do estado.
Câmeras no Alto Vale
Em Rio do Sul, serão instaladas 12 câmeras em pontos estratégicos da cidade, assim como, outras quatro em escolas. A definição dos locais ocorrerá em conjunto com a Coordenadoria Regional de Educação. Por fim, em Ituporanga, a previsão inicial é de instalação de seis câmeras.