Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de outubro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_Unimed AV_Campanha_Sala_Vacinas_BANNER_GCD_970x250px (1)

Rio do Oeste adota o aplicativo PetsApp para gestão e bem-estar animal

Sistema integrará cadastro de animais, mutirões de castração e microchipagem, além de facilitar a identificação de tutores em caso de abandono ou perda.


Por Lucas Sarzi Publicado 01/09/2024 às 15h27
Rio do Oeste adota o aplicativo PetsApp para gestão e bem-estar animal
Rio do Oeste adota o aplicativo PetsApp para gestão e bem-estar animal – Foto: Divulgação

O município de Rio do Oeste lançou o sistema PetsApp. Uma ferramenta de gestão animal que permitirá à cidade ter dados precisos sobre saúde e bem-estar dos pets.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

O sistema facilita a realização de um censo animal, coletando informações detalhadas sobre os tutores, quantidade de animais, raças, vacinação, castração e microchipagem. Além disso, a plataforma inclui um link para denúncias. Esses dados ajudarão a desenvolver programas de controle populacional e de cuidado com os animais, adaptados à realidade local. No entanto, a microchipagem é uma etapa nova que ainda será implementada.

Censo animal

Antes disso, o município precisa concluir o censo animal para ter um panorama completo da saúde dos pets, como explica a Fiscal Sanitária Sênior, Alci Léia Padilha.

“Há 8 anos, o município de Rio do Oeste já realiza mutirões de castração para o controle populacional de cães e gatos. Além disso, mutirões de vacinação, que promovemos todos os anos. Porém, a microchipagem é uma etapa bastante importante que ainda não iniciamos. Primeiro, precisamos então realizar o censo animal para conhecer a quantidade de animais no município e ter uma noção real da saúde desses pets.”

LEIA TAMBÉM

Benefícios da microchipagem

Alci Léia comenta assim que um dos principais benefícios da microchipagem associada ao PetsApp é a capacidade de qualquer pessoa identificar o tutor de um animal encontrado na rua.

“A importância da microchipagem com esse sistema de gestão é que, ao encontrar um animal na rua, qualquer pessoa pode baixar o aplicativo no celular, apontá-lo para o animal e identificar o tutor. Dessa forma, é possível devolver o animal ao tutor caso ele tenha fugido de casa. Se o animal estiver em situação de abandono ou maus-tratos, o sistema também permite notificar o tutor por irresponsabilidade.”

Por fim, a prefeitura está em processo de licitação para adquirir os microchips, que terão um custo acessível para a população, variando entre R$15 e R$20. Para famílias de baixa renda, o serviço será gratuito. O cadastro no censo animal será realizado pelas protetoras independentes do município e pelos agentes comunitários de saúde, que visitarão as casas para coletar os dados. A partir da próxima semana, também será disponibilizado um link para que qualquer morador possa cadastrar seus animais de forma independente e acompanhar as notícias sobre os mutirões e a microchipagem. 

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store