Reforma da Barragem de Ituporanga avança com a conclusão da restauração da comporta C5
Os trabalhos agora avançam para a restauração da comporta C4, prevista para ser concluída em até 40 dias
A restauração da comporta C5 da Barragem de Ituporanga foi concluída, o que permite a retomada da operacionalização. Conforme a Defesa Civil, essa etapa inicial, concluída com sucesso, é essencial para reforçar a segurança hídrica e otimizar a gestão dos recursos hídricos da região. O projeto de revitalização da barragem, iniciado no dia 5 de novembro, é um esforço para modernizar a estrutura, proporcionando mais eficiência no controle das águas.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Com um investimento de R$23 milhões, as obras incluem a substituição das cinco comportas, revisão das galerias de concreto, renovação da blindagem metálica e recuperação do sistema elétrico. A grande novidade é a implantação de um sistema de automação, permitindo a operação remota da barragem sob supervisão da Defesa Civil. Conforme o Secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, a modernização é fundamental para prevenir enchentes e melhorar a infraestrutura hídrica da região. Garantindo, assim, proteção às comunidades e maior eficiência no controle de vazões.
LEIA TAMBÉM
Etapas e modernização da barragem
O projeto está dividido em duas fases. Na etapa emergencial, que já está em andamento, as ações se concentram na restauração das comportas C4 e C5. Com a finalização da comporta C5, os trabalhos agora avançam para a restauração da comporta C4, que tem previsão de conclusão em até 40 dias. Todavia, a segunda fase do projeto prevê a substituição integral dos equipamentos e uma modernização completa dos sistemas de operação.
Desse modo, a obra marca a primeira grande reforma da barragem em cinco décadas, trazendo melhorias estruturais significativas.