Projeto prepara estudantes para o mercado de trabalho em Ibirama
Iniciativa na Escola Gertrud Aichinger oferece oficinas e palestras com a participação de enfermeiros, biólogos e especialistas em finanças
O projeto “Preparação para o Mundo de Trabalho”, realizado na Escola Gertrud Aichinger, tem transformado pontos de vista dos alunos. O objetivo do projeto é capacitar estudantes de Ibirama para o mercado de trabalho. A iniciativa oferece palestras e oficinas para fortalecer as competências necessárias para a vida profissional.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A gente tá fazendo pelo segundo ano em Ibirama, na mesma escola. É um projeto que visa preparar os adolescentes para mundo do trabalho. Nós estamos atuando com duas turmas do ensino médio, num projeto de 80h, no qual tiveram oficinas todas relacionadas ao trabalho, como relacionamento interpessoal, educação financeira, comportamento acertivo, ética profissional. A gente teve bastante cuidado, foi um estudo de campo que a nossa entidade fez com 35 empresas. Em cima das demandas que as empresas relataram, nós criamos a demanda de 80h.
detalha a responsável pelo projeto, Shirlei Fabiana Silva.
LEIA TAMBÉM:
- Florianópolis receberá 680 voos internacionais com novos destinos na temporada
- Moradores pedem ação urgente após manobras e carros parados na Serra do Tucano
Dessa forma, as atividades são conduzidas por profissionais com experiência na educação, além de suas áreas de atuação. Entre os temas abordados estão primeiros socorros, educação financeira e sustentabilidade. Além disso, o projeto vai contar com a participação de profissionais como enfermeiros, biólogos e especialistas em finanças.
A gente trabalha com oficina. Na educação, a gente chama isso de metodologias ativas, ou seja, a construção de saberes. Todos os profisisonais que trabalham com nós, aqui da Olakunde, independente da área, são docentes. Tem que ter expertise didática de professor. Temos profissionais de diversas áreas. Atuamos com uns 10 profissionais de áreas diferentes, mas todos eles com a expertise da educação.
comenta Shirlei Fabiana Silva.
Os encontros acontecem uma vez por mês. Além de preparar os estudantes de Ibirama para o mercado de trabalho, o projeto busca promover a autorrealização dos estudantes, ou seja, incentivando-os a escolher profissões que alinhem satisfação pessoal e estabilidade financeira.
Ouça a reportagem na íntegra: