Programa Recicla Agronômica
Programa Recicla Agronômica conscientiza o descarte correto do lixo com desconto de 50% na coleta seletiva. No início do mês, o programa Recicla Agronômica foi apresentado pelo Departamento de Planejamento do município aos servidores públicos.
O encontro aconteceu no auditório do Cetrag, com palestras ministradas pela educadora ambiental Taciane Lippel, em parceria com a Unidavi. O prefeito César Cunha, destaca a importância da reciclagem para o meio ambiente e à sociedade, e reforça que, o morador que aderir a iniciativa e seguir as instruções do programa, com o descarte correto do lixo, pode receber desconto de 50% na coleta seletiva. “É um programa que vem de encontro ao meio ambiente, a preservação dos recursos naturais. Todas as famílias cadastradas vão receber um saquinho, que é do nosso programa de Recicla Agronômica”, conta.
As famílias vão receber um saco com QR Code, de acordo com a matrícula do imóvel da pessoa. “Ela vai receber 10 por mês, vai ter mais também, mas primeiramente vai ser 10 para cada família. Nesse programa tem que reciclar tudo certinho, os produtos, por isso que nós estamos fazendo as reuniões explicando nas escolas, nas comunidades”, ressalta.
A empresa que faz a coleta irá ler o código nos pacotes. Dependendo da quantidade que as pessoas reciclarem durante o ano vai receber desconto na coleta de lixo. “Claro que se ela tiver mais, melhor ainda, mas no mínimo, durante o ano, 12 coletas dessas. Porque, às vezes, a pessoa viaja ou tem pessoas que moram sozinhas que têm pouco descarte de lixo, então, por isso que a gente fez pelo menos um para cada um. A família, geralmente, já faz a separação, só pelo menos tem que fazer um negócio bem organizado”, relata. A adesão ao programa não é obrigatória.