Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de junho de 2025 Rio do Sul

Programa do TRE-SC visita cidades para atualizar dados eleitorais

Em Rio do Sul, após as cheias, agendamentos para os serviços serão retomados no período de volta às aulas.


Por Cristiane Faustino Publicado 01/02/2024 às 13h35
Programa do TRE-SC visita cidades para atualizar dados eleitorais
Foto: Freepik

Atendimento volante Tribunal Regional de Santa Catarina (TRE-SC) segue até abril com o objetivo de atualizar dados, coletar biometria e emitir título eleitoral onde não há cartório, além de bairros distantes e locais estratégicos. Em Rio do Sul, os serviços serão retomados no período de volta às aulas.

Em outubro do ano passado o Tribunal Regional de Santa Catarina (TRE-SC) lançou o programa Justiça Eleitoral em Movimento. A campanha visa levar o serviço aos municípios que não possuem cartório eleitoral e em bairros distantes. Um dos objetivos é antecipar o grande volume de atendimentos no período de fechamento do cadastro eleitoral, que será em 8 de maio.

A chefe de cartório da 26ª zona eleitoral, Cleidiane Sevegnani Adami, que atende o município de Rio do Sul, explica que a iniciativa tem o intuito de aproximar a justiça do eleitor. “Um dos principais eixos desse atendimento é atender localidades, escolas que queiram fazer o cadastramento dos seus alunos, que são pretensos eleitores. Então, esse movimento é de aproximar a justiça eleitoral do eleitor que não consegue ir ao cartório eleitoral, que tem dificuldade para fazer um requerimento pela internet sozinho”, conta.

Atendimento completo

O atendimento ao cidadão é completo. O TRE realiza a atualização dos dados, coleta da biometria e emissão do título, como explica a chefe de cartório. “A gente faz a coleta e atualização dos dados e a coleta da biometria. Porque, a biometria é obrigatória e a gente retomou esse atendimento biométrico o ano passado. A pessoa sai com o título pronto. Além disso, com a biometria realizada e com o seu cadastro de título, de endereço, de onde deseja votar atualizado”, explica.

Em Rio do Sul, devido às enchentes em outubro e novembro, os trabalhos foram interrompidos, mas serão retomados na volta às aulas, como destaca Cleidiane. “Vamos retomar a tentativa de fazer os agendamentos a partir do início das aulas. Portanto, ver quais as escolas que têm interesse em levar esse projeto e associações que queiram fazer parte”, relata.

Além da 26ª zona eleitoral em Rio do Sul está sediada a 102ª zona eleitoral que é responsável pelo cadastro dos municípios de: Agronômia, Aurora, Laurentino, Lontras, Presidente Nereu e Rio do Oeste. Em Agronômica o atendimento volante será nos dias 12 e 13 de março, Presidente Nereu dias 14 e 15 de março. Além disso, em Laurentino 18 e 19 de março, Lontras 20, 21 e 22 de março, Aurora 01 e 02 de abril e Rio do Oeste dias 03, 04 e 05 de abril.

Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store