Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de novembro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_Unimed AV_Campanha_Sala_Vacinas_BANNER_GCD_970x250px (1)

Programa Bombeiro Mirim capacita mais de 300 alunos de Rio do Sul e Aurora

O projeto ensina medidas preventivas de segurança e cidadania


Por GCD Publicado 03/10/2024 às 15h26
bombeiro-mirim-2
Programa foi reformulado para alcançar um número maior de estudantes. Foto: Divulgação/CBMSC

Criado em 1992, em Rio do Sul, o Programa Bombeiro Mirim começou com a formação de 33 crianças que passavam um ano em atividades no Corpo de Bombeiros. O programa foi reformulado para alcançar um número maior de estudantes, com encontros lúdicos e dinâmicos que agora são realizados diretamente nas escolas. 

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

O foco principal é a prevenção de acidentes, contudo, as crianças aprendem também sobre a importância dos números de emergência e como orientar adultos em situações de risco. 

A iniciativa atende alunos do 4º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do estado. Segundo a sargento do Corpo de Bombeiros Militar em Rio do Sul, Bárbara Elisa da Silva, cinco escolas de Rio do Sul e uma de Aurora estão incluídas no programa. Portanto, o Programa Bombeiro Mirim envolverá mais de 300 alunos.

Neste programa, as crianças aprenderão conteúdos como primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, prevenção em desastres naturais, segurança contra incêndio. O programa está sendo realizado em escolas públicas do Alto Vale do Itajaí, em Rio do Sul. Neste ano, atenderemos mais de 300 alunos. As escolas selecionadas foram Luiz Ledra, Willy Hering, Centro Educacional Roberto Machado, Centro Educacional Sebastião Bacchi, Professor Frederico Navarro Lins e a Escola Walter Probst em Aurora. São cinco encontros onde trabalhamos de forma lúdica e divertida. Todos os conteúdos visam a prevenção de acidentes com as crianças. Trabalhamos os números de emergência para que elas saibam como acionar e orientar os adultos em caso de necessidade.

disse a sargento.

Visita ao quartel

Também há uma visita ao quartel do Corpo de Bombeiros. Desse modo, os alunos participam de oficinas práticas e conhecem o funcionamento da instituição, conforme detalha a sargento.

Fazemos uma visita de campo, onde os alunos podem vir até o quartel do Corpo de Bombeiros Militar, conhecer nossas atividades, trabalhar em algumas oficinas práticas, para colocarem em prática mesmo aquilo que aprenderam durante o programa, e no final haverá uma formatura, onde os alunos recebem um certificado de participação do curso. O programa é gratuito e algumas escolas são selecionadas de forma a atender todo o nosso município de Rio do Sul e também do Alto Vale do TGI

detalha a sargento.

Inscrições e parcerias para 2025

bombeiro-mirim
Além de oficinas práticas, alunos visitam a instituição e recebem uma certificação do curso. Foto: Divulgação: CBMSC

O Corpo de Bombeiros de Rio do Sul já definiu as escolas participantes, mas no próximo ano, buscará novas parcerias para o programa Bombeiro Mirim.

Então se você é professor ou diretor de alguma escola pública ou até mesmo privada no município de Rio do Sul e região e tem interesse em trazer o programa Bombeiro Mirim para a sua escola, pode fazer um contato conosco, com o Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul ou mais próximo da sua cidade, que a gente pode se programar para o ano que vem

concluiu a sargento.

Ouça a reportagem a seguir:

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store