Proerd forma 198 crianças de 10 e 11 anos em Ituporanga
A formatura das crianças pelo Proerd ocorreu na noite de quinta-feira (12), no Ginásio de Esportes Henrique Holetz
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou 198 crianças em Ituporanga. A formatura ocorreu no Ginásio de Esportes Henrique Holetz. O Proerd é desenvolvido pela PMSC com escolas e as famílias.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Assim, durante 10 semanas, policiais militares habilitados repassam conhecimentos e orientações aos estudantes na faixa etária de 10 e 11 anos.
Nesta edição, alunos de oito escolas participaram do programa:
- Escola de Ensino Básico Aleixo Dellagiustina
- Centro Educacional Bom Pastor
- Centro Educacional Pedro Júlio Muller
- Centro Educacional Bernardina Farias de Matos
- Centro Educacional Kurt Hamm
- Escola de Ensino Básico Roberto Moritz
- Centro Educacional Olinda Israel Laurindo
- Centro Educacional Leandro dos Santos.
De acordo com o comandante da 4ª CIA da Polícia Militar de Ituporanga, Capitão Arno Senem, o Proerd proporciona para uma satisfação muito grande para a corporação, especialmente, por levar o conhecimento até as crianças.
A formatura Proerd é para nós causa de alegria e satisfação. O Proerd é um programa institucional da Polícia Militar, que tem o propósito de dialogar, orientar as crianças que estão em fase escolar, crianças do quinto ano, sobre as consequências e os efeitos do contato com produtos que geram dependência: às drogas. O programa Proerd é um programa que tem um carinho especial por parte da instituição em razão das circunstâncias que envolvem. Primeiramente, por ele ser um programa efetivamente preventivo, onde a gente, através da educação, tenta se antecipar e orientar as crianças sobre o problema. Num segundo momento, também é um programa diferenciado em razão do público com quem a gente está lidando. Nós estamos diretamente tendo contato com crianças ou adolescentes. Isso é um diferencial e faz toda a diferença em razão do contexto, onde nós podemos de alguma forma ter acesso a esses jovens e crianças antes que eles tenham contato com o mundo dos entorpecentes ou dos produtos que gerem a dependência.
disse o capitão Arno Senem.
LEIA TAMBÉM:
Proerd em Ituporanga
O Proerd já existe em Ituporanga há 20 anos. Dessa forma, durante essas duas décadas, 9 mil crianças já se formaram.
Com as cidades de Leoberto Leal, Vidal Ramos, Imbuia, Chapadão do Lageado, Petrolândia e Atalanta, que também são atendidas pela PM, por fim, somam 16 mil crianças.
Conforme o capitão Senem, o Proerd serve como pontapé inicial para conscientização sobre o não uso de drogas. Contudo, a orientação deve continuar em casa, através da família.
O Proerd, ele é o início da discussão sobre essa situação, início da conscientização do diálogo. É importante que pais, mães, família, sempre que possível estejam atentos e tratem desse tema e consigam orientar seus familiares, seus filhos, para que eles saibam do que se trata e que se mantenham distantes dessa situação que normalmente acaba gerando prejuízos de saúde familiar.
Ouça a reportagem completa: