Proerd forma 171 alunos no dia 03 de dezembro em Ituporanga
Na segunda fase do projeto em 2024, são atendidos os municípios de Ituporanga e Leoberto Leal
O Proerd é um programa da Polícia Militar que tem como objetivo educar e prevenir o envolvimento de jovens com drogas e a violência.
Em 2024, o Porerd completa 26 anos. Portanto, cerca de 9 mil crianças e adolescentes já passaram pela formação desde o início das atividades.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
No dia 03 de dezembro, mais uma turma, de 171 alunos, vai se formar. Anteriormente, no primeiro semestre de 2024, 198 alunos também tiveram a oportunidade de participar do programa. Relembre aqui.
A cerimônia acontece no Ginásio Municipal Henrique Holetz, em Ituporanga, no dia 03, terça-feira, a partir das 19h30 e é aberta ao público.
De acordo com o Capitão Senem, nesta etapa participaram os municípios de Ituporanga e Leoberto Leal. Foram cinco escolas estaduais, com nove turmas participantes. a faixa etária varia entre 10 e 12 anos, ou seja, comporta estudantes do quinto ano do ensino fundamental.
Primeiro, nós trabalhamos essencialmente com educação e prevenção. Segundo, nós temos um público totalmente diferenciado que são crianças e jovens em fase de desenvolvimento em fase de formação de personalidade, onde a gente tenta trabalhar juntamente com a escola e a família essa percepção de que é interessante se conscientizar para evitar que eles cheguem nesse situação de dependência ou de violência
- Capitão Senem, Polícia Militar de Ituporanga
LEIA TAMBÉM:
Como acontecem os encontros do Proerd?
Cada turma participante do Proerd, passa por dez encontros. “Essas disciplinas são ministradas por instrutores habilitados para isso, que tenham identificação com crianças. Ao final das aulas, é incentivado que as crianças façam uma redação para que eles consigam demonstrar o que eles conseguiram absorver”, afirma o Capitão Senem.
Portanto, a redação do Proerd é uma forma de feedback para a Polícia Militar e também serve como uma forma de demonstração do que ficou gravado na mente dos estudantes.
As redações passam por avaliação e as melhores recebem prêmio durante a formatura do Proerd. “Eles acabam recebendo um diploma , acabam fazendo um juramento e, sempre que possível, também é feito sorteio e é dado para cada um deles um símbolo do Proerd que é o leãozinho Dare”, afirma o capitão.
Por fim, o capitão celebra a participação ativa da Polícia Militar com os jovens: “A gente fica satisfeito em poder colaborar. Essa é a atribuição da Polícia Militar. Trabalhar prevenção, trabalhar com criança, ensino. É sempre algo motivante e satisfatório. Ao mesmo tempo que as crianças se sentem bem, a PM também se sente muito satisfeita em poder contribuir e trabalhar essa parte que é educação. É algo que nos deixa felizes, realizados”.