Prefeito diz que Barragem Oeste apresenta problemas desde o ano passado e deve verter
O Prefeito de Taió diz que Barragem Oeste apresenta problemas desde o ano passado e deve verter no domingo. Com o alto volume de chuva previsto para este final de semana, acende o alerta aos municípios do Alto Vale que estão sendo bastante castigados com as condições climáticas.
Em Taió a cota de inundação é de 8 metros e antes do meio-dia, o nível do rio estava em 7 metros, de acordo com prefeito, Horst Alexandre Purnhagen. O chefe do executivo, disse com exclusividade ao Grupo de Comunicação Difusora, durante a cobertura especial das cheias na região, que a Barragem Oeste neste momento está com 70% da ocupação e corre o risco de verter ainda no domingo, 08, já que o rio vem aumentando cerca de 25 centímetros por hora.
Barragem apresenta problemas
Ele destaca que a estrutura apresenta problemas desde maio do ano passado. “Temos seis comportas operantes, e problemas em uma comporta ela não opera e já relatamos isso. Também temos o problema do nosso canal extravasor que ele abre com talha, mas ele não fecha pra fechar só com guindaste. Essa comporta do canal extravasor tem que ter um acionamento hidráulico pra acionar, abrir e fechar no momento que era mais adequado. Mas ele tem esse problema de operação aqui também. Dá pra abrir, mas depois fechar o canal extravasor é complicado”, conta.
Atualmente as sete comportas estão fechadas. “Se precisar abrir pra fazer um escoamento, uma delas não vai operar, uma delas permanece fechada. Já relatamos e o que dizem é que precisa de licitação para contratar uma empresa. A gente sabe que no setor público, as coisas são bastante burocráticas, já passou da hora de fazer. Até semana passada, eu estive lá na nossa barragem. Existe esse processo de licitação, mas do ano passado pra cá não aconteceu manutenção”, relata. O prefeito enfatiza que a Barragem é importante para toda uma região.
Por fim relata que já tem cinco abrigos abertos com cerca de 80 pessoas e agradece a todos que estão empenhados a ajudar a cidade.