Plantios de soja devem ser cadastrados para controle da Ferrugem Asiática
Formulário pode ser preenchido de forma digital pelo site da Cidasc

Em cumprimento da Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que institui o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática na Soja, desde o dia 1° de janeiro, todos os plantios de soja devem ser cadastrados junto à Cidasc. O produtor rural precisa cadastrar a lavoura no site da Cidasc em até dez dias consecutivos após o término do plantio. O formulário digital pode ser preenchido direto pelo produtor ou com ajuda da equipe técnica da Cravil ou dos escritórios da Epagri e Cidasc da região.
Segundo o gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, Alexandre Mees, o cadastro irá otimizar a qualidade dos dados sobre o cultivo da soja. “O cadastro declaratório da produção de soja, além de atender a legislação referente à ferrugem asiática do Ministério da Agricultura, também vai melhorar a qualidade dos dados sobre o cultivo de soja em Santa Catarina. O cadastro é uma autodeclaração simples e pode ser feita pelo celular. Na verdade, até melhor que seja feito pelo celular na propriedade onde a lavoura está. Assim, fica mais fácil para obter as coordenadas geográficas do local, mas pode ser preenchida em qualquer computador, em qualquer lugar”, conta.
Rastreio da doença
O engenheiro agrônomo da Cravil, Gentil Colla Junior, destaca que o cadastro vem para diminuir a incidência da doença nas plantações. “Ela é uma doença, obviamente, muito agressiva. Com esse tipo de situação conseguimos criar um mapa para rastrear melhor, fazer controles fitossanitários entre safra de maneira geral. Mas principalmente ser mais assertivo no posicionamento. Então, com esse tipo de situação a gente vai conseguir ter um monitoramento melhor e seremos mais assertivos e ter menores perdas de produtividade”, ressalta.
O calendário de plantio da soja da safra 23/24 também sofreu alterações. A última atualização prevê datas limite regionalizadas: Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte até 19 de fevereiro, assim como o Oeste. Por fim, já no Sul do Estado a data é 1º de março e as demais regiões até 30 de janeiro.