Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (1)

Paciente de Lontras recebe transplante renal em meio à enchente 


Por GCD Publicado 14/10/2023 às 10h21
Paciente de Lontras recebe transplante renal em meio à enchente
Foto: Divulgação

Durante a enchente que vive a região do Vale do Itajaí, uma paciente da Renal Vida de Rio do Sul recebeu a notícia que tanto esperava: foi chamada para o transplante renal. A paciente Jerusa Lima, de Lontras, recebeu na quarta-feira, 11, a ligação informando que havia disponibilidade de um rim. Ela conseguiu se deslocar para Blumenau por via terrestre acompanhada de seu marido. Nesta quinta-feira, dia 12, foi realizado o transplante renal no Hospital Santa Isabel em Blumenau.

O médico nefrologista, Drº Leonardo Claudino Ribeiro explica como funciona o processo do transplante. “Blumenau hoje é considerada a capital do transplante. É para onde os pacientes aqui da Renal Vida são direcionados, além disso é onde também tem a equipe nossa atuante. Ligaram de Blumenau para ela, pedindo para estar lá presencialmente para aguardar o resultado final e no fim acabou sendo positiva a notícia. Quando o paciente está apto a receber o transplante, é coletado o sangue e esse sangue é deixado em um banco estadual. Quando tem um órgão disponível, é comparado esse órgão que está disponível com o órgão das pessoas que estão na fila. Por fim, o órgão vai para a pessoa mais compatível”, ressalta.

De acordo com ele a fila é estadual.  “A pessoa pode estar ativada há pouco tempo, foi o caso da Jerusa, ela estava apta para transplante há pouco tempo e recebeu o órgão. Porque ela tinha um índice de compatibilidade alto. Além disso, quando acontece de ter um órgão que não tem compatibilidade com nenhum paciente aqui do estado, ele é disponibilizado para outros estados”, finaliza.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store