Operação Formaggio: Indústria de Laurentino é investigada por sonegação
Ação conjunta resultou na apreensão de relatórios e dados fiscais
A Secretaria de Estado da Fazenda e a Polícia Civil de Santa Catarina deflagraram, na semana passada, a Operação Formaggio. Auditores fiscais e policiais da Delegacia de Investigação dos Crimes contra a Fazenda Pública (DFAZ/DEIC) cumpriram mandados de busca e apreensão em Laurentino, no Alto Vale do Itajaí. A operação visa investigar um esquema de sonegação fiscal envolvendo uma indústria de laticínios.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Cumprimento de mandados
Além de Laurentino, onde foi realizada a apreensão de relatórios e dados fiscais, agentes da Polícia Civil também cumpriram mandados nas cidades de Joinville, Balneário Piçarras, Penha, Navegantes e Balneário Camboriú. Portanto, a suspeita é de que familiares dos proprietários da indústria usavam “laranjas” para operar o esquema de sonegação fiscal e associação criminosa.
LEIA TAMBÉM
Indícios de irregularidades
Durante a Operação Formaggio, encontraram assim indícios de comercialização de produtos sem nota fiscal. Portanto, as mercadorias estavam armazenadas em locais não cadastrados no sistema estadual, caracterizando a irregularidade. Em Laurentino, um dos alvos da operação foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munições de diversos calibres.
Ação da Cidasc
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) apreendeu assim mercadorias com rótulos de uma empresa inexistente, configurando produção clandestina.
Continuidade das investigações
Por fim, as investigações continuam com a análise do material apreendido. A operação busca desmantelar o esquema e garantir a conformidade fiscal das atividades econômicas na região.