GAECO deflagra operação Alquimia em combate ao tráfico de drogas
Na manhã desta terça-feira (19), o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou operação “Alquimia“. A ação, em apoio à Promotoria de Justiça de Presidente Getúlio e à Agência de Inteligência da Polícia Militar, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) solicitou e o Poder Judiciário da Comarca de Presidente Getúlio expediu todos os mandados.
A investigação revelou elementos que caracterizariam os crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Conforme as informações obtidas, os investigados estão envolvidos com diversas práticas criminosas, como furtos de veículos, posse de armas de fogo, produção e venda de drogas, lavagem de capitais e integrar organização criminosa.
Do mesmo modo, o grupo criminoso obtinha lucros expressivos com a produção de drogas sintéticas em larga escala. A investigação apura ainda o alcance da distribuição dos entorpecentes, que tinham como destino a distribuição nos estados do sul do Brasil. Sendo assim, os envolvidos utilizavam empresas de fachada para compra e venda de imóveis e adquiriam veículos de luxo para exercer lavagem de dinheiro.
Em Santa Catarina, diligências foram cumpridas em Joinville, Jaraguá do Sul, Meleiro, Ermo, Araranguá e São José do Cerrito. No Paraná, em Rio Negro.
Gaeco
O Gaeco é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.