Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Obras emergenciais nas barragens de Ituporanga e Taió devem ser concluídas até setembro

A Defesa Civil de Santa Catarina afirma que a inspeção de todo o sistema deve ser realizada até novembro de 2025


Por GCD Publicado 18/06/2024 às 12h15 Atualizado 19/06/2024 às 18h30
Obras emergenciais nas barragens de Ituporanga e Taió devem ser concluídas até setembro
Obras emergenciais nas barragens de Ituporanga e Taió devem ser concluídas até setembro – Foto: Rede Web TV

As barragens desempenham um papel de extrema importância na prevenção de cheias na região e precisam de intervenções constantes, reparos estruturais, além de melhorias nos sistemas de controle de fluxo. De acordo com o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Fabiano de Souza, até setembro devem ser finalizadas as obras emergenciais nas barragens Sul, em Ituporanga, e Oeste, em Taió.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

O anúncio foi feito em uma entrevista concedida ao Grupo de Comunicação Difusora. A fala trouxe alívio para as comunidades que há anos esperavam por estas intervenções.

LEIA TAMBÉM

Foto-Barragem-Ituporanga-Foto-Redaccao-GCD
Barragem de Ituporanga – Foto: Redação GCD

Obras emergenciais divididas em duas etapas

Portanto, na oportunidade, Fabiano enfatizou que dividirão as obras emergenciais em duas etapas. A primeira, envolve uma contratação emergencial, com os técnicos finalizando a parte de orçamentação esta semana. Deve-se anunciar a contratação até o final desta semana ou no início da próxima.

“A manutenção da barragem de Ituporanga envolve a recuperação das comportas e a retirada de uma comporta que pesa toneladas, de dentro da casa das comportas, assim, não é um processo simples. Então, precisamos instalar um trilho e maquinário para retirar e depois colocar um novo equipamento. Está sendo feito de maneira emergencial. Portanto, a gente deve contratar ainda no mês de junho, com previsão de obra até setembro, tanto Ituporanga, quanto Taió. Ituporanga, tem uma comporta com problema, que é comportar quatro, mas, a barragem de Taió a gente precisa fazer também, ainda, que não tenha comporta inoperante”, comenta.

Foto-Barragem-Taio-Rede-Web-TV
Barragem Taió – Foto: Rede Web TV

Segunda etapa de obras nas barragens de Ituporanga e Taió

Ainda conforme o secretário, a segunda etapa das obras emergenciais consiste na inspeção de todo o sistema, que deve ser realizado até novembro de 2025. 

“Logo na sequência vem a manutenção completa, que é uma inspeção de tudo que precisa ser feito nas barragens, reservatórios, envolvendo barramento, comporta, além disso, casa de máquina e até mesmo modernização. Então, essa tem previsão de andamento de obra até novembro de 2025. Emergencial agora, obra até setembro de 2024 e a inspeção completa para deixar a barragem zero até novembro de 2025. Com obra que devemos contratar, também, agora no início do mês de junho”, finaliza.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store