Obras emergenciais nas barragens de Ituporanga e Taió devem ser concluídas até setembro
A Defesa Civil de Santa Catarina afirma que a inspeção de todo o sistema deve ser realizada até novembro de 2025

As barragens desempenham um papel de extrema importância na prevenção de cheias na região e precisam de intervenções constantes, reparos estruturais, além de melhorias nos sistemas de controle de fluxo. De acordo com o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Fabiano de Souza, até setembro devem ser finalizadas as obras emergenciais nas barragens Sul, em Ituporanga, e Oeste, em Taió.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O anúncio foi feito em uma entrevista concedida ao Grupo de Comunicação Difusora. A fala trouxe alívio para as comunidades que há anos esperavam por estas intervenções.
LEIA TAMBÉM
- Manutenção e construção de novas barragens são prioridades no Alto Vale
- Nova lei busca transparência na manutenção das barragens em SC
- Segue para sanção do governador projeto sobre transparência de operação de barragens

Obras emergenciais divididas em duas etapas
Portanto, na oportunidade, Fabiano enfatizou que dividirão as obras emergenciais em duas etapas. A primeira, envolve uma contratação emergencial, com os técnicos finalizando a parte de orçamentação esta semana. Deve-se anunciar a contratação até o final desta semana ou no início da próxima.
“A manutenção da barragem de Ituporanga envolve a recuperação das comportas e a retirada de uma comporta que pesa toneladas, de dentro da casa das comportas, assim, não é um processo simples. Então, precisamos instalar um trilho e maquinário para retirar e depois colocar um novo equipamento. Está sendo feito de maneira emergencial. Portanto, a gente deve contratar ainda no mês de junho, com previsão de obra até setembro, tanto Ituporanga, quanto Taió. Ituporanga, tem uma comporta com problema, que é comportar quatro, mas, a barragem de Taió a gente precisa fazer também, ainda, que não tenha comporta inoperante”, comenta.

Segunda etapa de obras nas barragens de Ituporanga e Taió
Ainda conforme o secretário, a segunda etapa das obras emergenciais consiste na inspeção de todo o sistema, que deve ser realizado até novembro de 2025.
“Logo na sequência vem a manutenção completa, que é uma inspeção de tudo que precisa ser feito nas barragens, reservatórios, envolvendo barramento, comporta, além disso, casa de máquina e até mesmo modernização. Então, essa tem previsão de andamento de obra até novembro de 2025. Emergencial agora, obra até setembro de 2024 e a inspeção completa para deixar a barragem zero até novembro de 2025. Com obra que devemos contratar, também, agora no início do mês de junho”, finaliza.