Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de junho de 2025 Rio do Sul

Negado o pedido de FGTS para toda a população em municípios de calamidade 


Por Cristiane Faustino Publicado 12/01/2024 às 12h27 Atualizado 15/01/2024 às 09h04
Negado o pedido de FGTS para a toda a população em municípios de calamidade
Foto: Marcelo Camargo

Os municípios do Alto Vale do Itajaí entraram em dezembro com uma campanha para que todos os moradores das cidades em situação de calamidade pública cpudessem sacar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em agenda em Brasília juntamente com o Núcleo Gestor do Fundo de Garantia do Governo Federal, órgão anexo à Caixa Econômica, o Prefeito de Rio do Sul, José Thomé, recebeu uma negativa ao pedido de liberação do FGTS para toda a população.

A justificativa foi que a legislação existente não permite que isso ocorra e seria necessária a elaboração de uma Medida Provisória, como explica Thomé. “Através da medida provisória editada, elenque os municípios que foram decretados e homologados de calamidade pública. E assim, permita que o cidadão possa ter acesso ao seu saldo do Fundo de Garantia ou limitado a 6.220 reais. A presidência da República não editou a medida provisória. E, infelizmente, apenas aqueles que foram atingidos pelas águas tiveram acesso ao FGTS”, conta.

O saque do FGTS está disponível somente para aqueles que tiveram diretamente o seu imóvel afetado. Porém, Thomé destaca que de alguma forma todos foram atingidos pelas cheias. “Se o cidadão não teve água na sua casa, ele não pôde trabalhar. Eventualmente, ele pode ter perdido o emprego, ter o salário reduzido e estar com dificuldades. Nesse momento, ele precisa ter acesso ao seu FGTS para poder recuperar a sua dignidade. Além disso, se o cidadão que não foi atingido pega o dinheiro do FGTS e compra algo no comércio, ele pode comprar de um vendedor que foi atingido. O FGTS nos daria recurso, mais compras no comércio e isso ajudaria e muito a nossa cidade”, finaliza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store