Municípios do Alto Vale permanecem sem energia elétrica
Os municípios de Rio do Oeste, Braço do Trombudo e Laurentino permanecem sem energia elétrica. Em Agrolândia, Atalanta, Aurora o abastecimento está sendo restabelecido, equipes da Celesc já trabalham no local.
O maior desafio da companhia para o estabelecimento da rede elétrica é o deslocamento durante a enchente, como explica o Gerente Regional da Celesc de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira. “Então é um cenário ainda muito complexo. Assim, mesmo após as águas baixarem, nós vamos demorar ainda alguns dias para restabelecer a energia elétrica como um todo. Aqueles locais onde as águas estão baixando e o problema não é muito grave, por exemplo, não tem postos caídos, postos quebrados e que as equipes conseguem resolver. O problema é nesses locais onde se teve um problema muito maior e que daí precisa ter acesso e acesso com estrutura pesada, um caminhão para que consiga ir lá e resolver esse problema”.
O gerente também orienta a população no momento da volta para a casa. “Então quando chegar no imóvel não se deve ir lá e ligar o disjuntor geral e já começar a lavar tudo. Não, primeiro você tem que ver se as tomadas, interruptores e quadros de disjuntores pegaram água. Lavar esses locais, secar com papel toalha ou com um pano seco, e após uns 30 minutos, ligar o disjuntor geral. Fazendo isso com segurança, com certeza não teremos um problema a mais”.
Para as pessoas que estão circulando pelos municípios, a orientação é que se considere em 100% do tempo a rede energizada. Caso avistem condutores partidos, postes cedendo, devem comunicar de imediato pelo telefone 0800-0480196, para que uma equipe da Celesc se dirija até o local.