Lontras aguarda recursos federais para auxiliar na reconstrução da cidade
Lontras é uma das 12 cidades do Alto Vale que decretaram estado de calamidade pública devido às cheias em novembro. Segundo o prefeito Marcionei Hillesheim, estradas, pontes e muros de contenção foram destruídos.
Além disso, nas áreas elevadas do município, os moradores enfrentam a falta de água fornecida pela Casan. “Um dia após o outro é partimos para alguma dificuldade que a população está encontrando. Temos problemas com falta de água na região mais alta, já há quatro dias estão sem água”, conta.
Apesar de possuir uma economia industrial robusta, a agricultura, que representa outra importante fonte de renda, foi diretamente impactada pelas intensas chuvas. “A agricultura não produziu. O nosso município é industrial, mas tem uma grande parte que é agrícola. Então, hortifrúti e granjeiros, que nós somos fortes aqui, perderam muito”, relata.
No momento, o poder executivo aguarda recursos federais para contribuir na reconstrução da cidade e no retorno à normalidade. “Muitas pessoas perderam tudo. Estamos pleiteando com o Governo Federal recursos não só para o município de Lontras, mas também para a população com a liberação do FGTS”, finaliza.