Liminar obriga realização de reparo e manutenção na Barragem Sul
Uma medida liminar determina que o Governo de Santa Catarina cumpra de forma integral uma série de medidas para corrigir irregularidades e efetuar melhorias nos equipamentos da Barragem Sul, localizada em Ituporanga. A 1ª Promotoria de Justiça da comarca fiscaliza o cumprimento dos prazos e a execução dos reparos e da manutenção do local. A liminar, ainda em andamento, foi deferida pela 2ª Vara da Comarca de Ituporanga em junho de 2022. Depois que o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ajuizou uma ação civil com tutela de urgência.
Conforme a decisão judicial, o Estado tem que fazer o serviço de dragagem e limpeza do reservatório acima do curso d’água. Além disso, a recomposição das grades metálicas do fundo da barragem e no conduto e concreto das comportas C4 e C5.
As avarias no sistema – que é operado pela Defesa Civil estadual – chegaram ao conhecimento do MPSC em abril de 2022, por meio do grupo de voluntários Unidos Venceremos. “Os fatos trazidos ao conhecimento do Ministério Público são de conhecimento de toda a comunidade do Alto Vale. Pois, em fevereiro deste ano, já se noticiava que, após inspeção da própria Defesa Civil de Santa Catarina, as comportas C4 e C5 da Barragem Sul de Ituporanga apresentaram problemas em sua estrutura”, descreveu na ação civil o Promotor de Justiça Jaisson José da Silva.
Inquérito civil foi instaurado
Diante disso, foi instaurado um inquérito civil para apurar os problemas apontados, que poderiam comprometer a segurança das cidades do entorno. A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ituporanga requereu informações detalhadas à Defesa Civil estadual sobre a operação do sistema. Tendo como base o relatório de 2022, o órgão estadual reportou que a Barragem Sul funcionava com restrições. Principalmente por causa das comportas C4 e C5, que apresentavam avarias para a operação.
Foi então que, em maio de 2022, o MPSC fez uma vistoria técnica no local, com o acompanhamento dos servidores da Defesa Civil estadual. Foi constatada a necessidade de reparos urgentes na barragem para não comprometer a operação. E, em consequência, causar risco à população da região, vulnerável a inundações e enchentes. A vistoria resultou na ação civil que teve como efeito a decisão judicial.
A Barragem Sul é uma das três grandes estruturas de represamento de água na bacia do rio Itajaí-Açu. Localizada a 13 quilômetros do centro de Ituporanga e inaugurada em 1976, serve para o controle de inundações pela elevação do nível do rio Itajaí do Sul, principalmente nas cidades de Ituporanga, Rio do Sul e Aurora. Tem capacidade de até 110 milhões de metros cúbicos de água.