Lavandário encanta visitantes e aposta no turismo rural em Ituporanga
Com cerca de mil pés cultivados artesanalmente, a ideia é transformar a produção em fonte de renda, com a futura extração de óleo essencial

A cidade de Ituporanga, já conhecida como terra da cebola e da fé, agora também se destaca pelos tons lilás e o aroma suave de um lavandário. No sítio Recanto Pôr do Sol, localizado na comunidade de Lageado Águas Negras, a produtora Adriane Cellarius cultiva cerca de mil pés da flor em uma plantação que une beleza, perfume e tranquilidade. A produção, feita de forma totalmente artesanal, virou atração para moradores e turistas que buscam contato com a natureza, sessões de fotos ou até mesmo um piquenique.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Cuidados e variedades da planta
Conforme a proprietária, o lavandário conta com duas variedades da planta, cultivadas com mudas trazidas da região de Criciúma. Após um ano, os pés estão prontos para a primeira colheita. A lavanda exige cuidados específicos: o terreno precisa estar elevado, com bastante incidência de sol, e o solo deve ser drenado, com regas frequentes, mas sem acúmulo de água. Embora o cultivo ainda esteja em fase inicial, a expectativa é de que cada planta dure até dez anos, permitindo colheitas regulares.
LEIA TAMBÉM
Turismo e geração de renda
O local recebe visitantes por agendamento, oferecendo um ambiente calmo, ideal para relaxar, fotografar ou conhecer mais sobre a cultura da lavanda. Entretanto, além do turismo rural, a intenção de Adriane é transformar a produção em fonte de renda, com a futura extração de óleo essencial.
Por enquanto estamos muito mais investindo, mas o objetivo é aproveitar todo o potencial da lavanda
-afirma a produtora.
Os visitantes podem agendar as visitas ao lavandário diretamente com os proprietários. Para saber mais detalhes sobre os horários e atividades disponíveis, basta acompanhar as redes sociais da Casa de Sítio Recanto Pôr do Sol.