Justiça Eleitoral cancela 5.417 títulos no Alto Vale
Medida atinge eleitores que não votaram nem justificaram ausência nas últimas eleições

A Justiça Eleitoral cancelou 5.417 títulos eleitorais no Alto Vale do Itajaí em 2025. O número faz parte de um total de 189.460 documentos suspensos em todo o estado de Santa Catarina, por ausência em três pleitos consecutivos, sem justificativa ou pagamento de multa.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Na região, Rio do Sul lidera com 1.819 cancelamentos, seguido de Ibirama, com 597, e Ituporanga, com 471. Os dados foram divulgados no início de junho pelo Painel de Estatísticas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Regularização deve ser feita até maio de 2026
O eleitor que teve o título cancelado deverá regularizar a situação até 6 de maio de 2026, para poder votar nas próximas eleições. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), quem já realizou a biometria pode fazer o processo online, pelo Autoatendimento Eleitoral. Já os que não possuem biometria registrada precisam comparecer ao cartório eleitoral com documento de identidade e comprovante de residência.
Atualmente, é possível consultar a situação eleitoral pelo site do TRE-SC, pelo aplicativo e-Título ou pelo Disque-Eleitor 0800-647-3888.
Títulos eleitorais: consequências do cancelamento vão além das eleições
Além de perder o direito de votar, o cidadão com o título cancelado não poderá obter passaporte, CPF, renovar matrícula em instituição pública, assim como, tomar posse em concurso ou participar de licitações.
Contudo, existem exceções previstas no Código Eleitoral, como no caso de eleitores facultativos (menores de 18 anos, maiores de 70 e analfabetos), pessoas com deficiência e justificativas aceitas pela Justiça Eleitoral.
Estado teve quase 200 mil eleitores faltosos
Santa Catarina registrou 199.320 eleitores faltosos nos últimos três pleitos, o que representa 3,52% do eleitorado estadual. Desses, 7.921 regularizaram a situação no prazo. O TRE cancelou outros 1.127 títulos por motivos diversos, como o falecimento do eleitor. Por fim, 812 eleitores não terão o título cancelado por se enquadrarem nas exceções previstas pela lei eleitoral.