Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de junho de 2025 Rio do Sul

Justiça determina reintegração de Leandro May como vereador em Ituporanga

May teve seu mandato declarado extinto durante sessão realizada na segunda-feira, 18


Por Giulia Bibow Publicado 23/11/2024 às 11h32
Justiça determina reintegração de Leandro May como vereador em Ituporanga
Justiça determina reintegração de Leandro May como vereador em Ituporanga – Foto: Câmara de Ituporanga

Uma decisão liminar determinou a reintegração de Leandro May ao cargo de vereador na Câmara Municipal de Ituporanga. May, que também é o vice-prefeito eleito ao lado de Geison Kurtz para assumir o Executivo em 1º de janeiro de 2025, teve seu mandato declarado extinto durante sessão realizada na segunda-feira, 18.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

A extinção do mandato foi anunciada pelo presidente da Câmara, Nelson Zvetzch Junior (Xuxa), que então argumentou estar seguindo o Regimento Interno da Casa. De acordo com ele, May não compareceu a quatro sessões plenárias, o que configuraria “renúncia tácita”.

De acordo com Xuxa, as ausências ocorreram em quatro ocasiões:

  • 25ª sessão, em 5 de agosto;
  • 32ª sessão, em 23 de setembro;
  • 34ª sessão, em 7 de outubro;
  • 37ª sessão, em 30 de outubro.

Das quatro faltas, portanto, três não se justificaram e, em uma delas, a justificativa apresentada não teve aprovação em plenário.

LEIA TAMBÉM

Defesa contestou decisão

O advogado de Leandro May, Marcos Alencar Wiggers, afirmou que a extinção do mandato apresenta irregularidades e ilegalidades. Segundo ele, as ausências atribuídas ao vereador não configuram infração conforme o Regimento Interno.

Além disso, Wiggers também declarou que o processo teria sido conduzido de forma questionável e que a reintegração seria confirmada de forma definitiva. “Estamos confiantes de que Leandro May retomará suas atividades já na próxima sessão legislativa”, afirmou o advogado.

Confira a decisão:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store