Jovens agricultores do Alto Vale participam de curso sobre conservação do solo
Aula inaugural no Cetrag marca Dia Nacional da Conservação do Solo com foco em práticas sustentáveis

Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado nesta terça-feira (15), a Epagri promove um dia de campo no Centro de Treinamento de Agronômica (Cetrag), em Agronômica. O evento marca a aula inaugural do curso de Organização, Gestão e Protagonismo de Jovens Rurais, que neste ano tem como tema central a agricultura conservacionista e regenerativa.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Ao todo, 32 jovens agricultores do Alto Vale do Itajaí e suas famílias participam da atividade. Eles vão percorrer cinco estações tecnológicas, onde serão apresentadas boas práticas de conservação do solo e da água, fundamentais para a sustentabilidade das pequenas propriedades rurais.
Agricultura conservacionista como resposta a desafios da região

Conforme Iara Karine Zimmermann de Souza, líder do projeto Juventude Rural da Regional de Rio do Sul, os desafios climáticos e geográficos do Alto Vale tornam essencial o uso de técnicas de conservação.
O curso busca estabilizar a produção agrícola e reduzir custos, ao mesmo tempo em que oferece aos jovens ferramentas práticas para a construção de sistemas mais sustentáveis e inclusivos
destacou a extensionista rural.
Nesta edição, 11 municípios do Alto Vale participam da formação, com destaque para Vidal Ramos, uma das principais regiões produtoras de cebola do estado.
Curso de conservação do solo alia teoria, prática e sucessão familiar

Desde 2012, a Epagri promove capacitações voltadas à sucessão familiar no meio rural. A metodologia adotada alterna momentos teóricos no centro de treinamento com a aplicação prática nas propriedades dos participantes.
Com 220 horas de conteúdo, o curso aborda desde agricultura conservacionista até liderança, gestão rural e saúde no campo. Assim, ao longo do ano, os jovens poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades voltadas à conservação do solo e da água.
Adubação verde será tema de uma das estações

Um dos destaques do dia de campo será o uso de adubos verdes, tema conduzido pelo extensionista e instrutor Lauro Kruvald. Espécies utilizadas como plantas de cobertura ajudam a proteger o solo contra erosão, além de promover a recuperação química, física e biológica do solo. Essas práticas contribuem diretamente para o desenvolvimento de culturas comerciais, assim como, com o aumento da renda nas propriedades.
Materiais gratuitos sobre conservação do solo estão disponíveis ao público
Por fim, a coordenadora do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri, Juliane Justen, lembra que os conteúdos abordados no curso estão disponíveis ao público. Entre os materiais gratuitos estão a publicação “Plantas para Adubação Verde e Cobertura do Solo”, disponível para download no site da Epagri, bem como, uma série de vídeos técnicos publicada no canal oficial da instituição no YouTube.