Ituporanga oferece programa gratuito de castração animal
Iniciativa oferece castração gratuita para famílias de baixa renda e promove o bem-estar animal

O Programa Municipal de Castração para o controle populacional animal em Ituporanga é realizado de forma contínua, com agendamento dos procedimentos conforme a disponibilidade de vagas. Três clínicas particulares credenciadas prestam atendimento cirúrgico e pós-operatório.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Portanto, todos os procedimentos oferecidos gratuitamente pelo município seguem as normas técnicas exigidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Critérios para castração gratuita
Cadastro no CadÚnico: Famílias de baixa renda com Cadastro Único (CadÚnico) emitido pelo CRAS têm acesso aos serviços de castração subsidiados ou gratuitos.
Indicação por Agentes de Saúde: O programa considera situações específicas apontadas pelas agentes comunitárias de saúde para inclusão.
Casos de Maus-Tratos: Animais vítimas de maus-tratos, encaminhados pela Polícia Civil ou Militar.
Animais resgatados por ONGs e protetores independentes: Além disso, o programa também apoia animais resgatados por organizações não governamentais e protetores independentes cadastrados no Departamento de Bem-Estar Animal.
LEIA TAMBÉM

Documentos Necessários
Para cadastrar um animal para castração, o tutor deve apresentar os seguintes documentos:
- Cópia do RG e CPF do tutor
- Comprovante de residência
- Declaração de cadastro no CadÚnico do tutor ou formulário de indicação preenchido pela ACS
- Foto do animal que será castrado
Agendamento e Procedimento
O cadastro dos animais pode ser solicitado assim, através do WhatsApp (47) 99177-9416, do Departamento de Bem-Estar Animal. Os tutores devem levar os animais até o local, na antiga entrada do Parque Ingo Altenburg. No dia seguinte, o animal já retorna para casa microchipado, possibilitando então, a identificação do tutor caso o animal se perca.
Resultados do programa
Portanto, o programa teve início em 2022, castrando cerca de 100 animais indicados por ONGs, ainda sem a utilização do microchip. Com a criação do Departamento de Bem-Estar Animal em 2023, castraram cerca de 500 animais, todos microchipados. Até o momento, em 2024, já castraram 250 animais, todos com microchip.

Educação e conscientização
Além das castrações, o Departamento de Bem-Estar Animal realizou atividades educativas e palestras nas escolas sobre cuidados com a saúde dos animais, bem como, divulgando as castrações e orientando para a prevenção do abandono e de maus-tratos.
Denúncias
Por fim, pode-se denunciar maus-tratos através do WhatsApp (47) 99177-9416.