Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2025 Rio do Sul

Indústrias do Alto Vale avançam com tecnologias da Internet das Coisas

Empresas adotam soluções conectadas e Senai lança curso técnico na área a partir de 15 de abril


Por GCD Publicado 11/04/2025 às 18h26
internet-das-coisas
Tecnologia possibilita a coleta e troca de informações em tempo real, otimizando processos e aumentando a produtividade. Foto: Divulgação/Senai Rio do Sul

A Internet das Coisas (IoT) está transformando a forma como as indústrias do Alto Vale operam. Desse modo, ao integrar máquinas, pessoas e sistemas por meio de dispositivos conectados, a tecnologia possibilita a coleta e troca de informações em tempo real, otimizando processos e aumentando a produtividade.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

No setor industrial, essa transformação já é visível. Em Rio do Sul, a Bovenau é um exemplo de empresa que utiliza sensores em suas máquinas para registrar automaticamente dados de produção, como volume e horário. Além disso, as informações são integradas diretamente ao sistema de controle da fábrica.

Inteligência artificial e automação interna

Além da automação da produção, a Bovenau também investiu em inteligência artificial. Um sistema semelhante ao ChatGPT auxilia o setor comercial, respondendo a perguntas como “Qual macaco hidráulico é indicado para este caminhão?”, sugerindo o modelo ideal da marca.

Outras ferramentas otimizam rotinas internas. Um sistema de consulta aponta em quais programas os colaboradores podem gerar relatórios específicos. No setor de logística, o sistema WMS (Warehouse Management System) permite localizar itens com precisão no estoque e realizar a baixa automática por meio da leitura do código do produto.

Curso técnico em IoT começa em abril

empresa-bovenau
Empresa Bovenau, uma das pioneiras no uso da IoT. Foto: Divulgação/Senai Rio do Sul

Diante dessa demanda crescente por profissionais qualificados, o Senai de Rio do Sul inicia no dia 15 de abril um curso técnico em Internet das Coisas. A formação inclui conteúdos práticos sobre sensores, atuadores, programação, assim como, plataformas de IoT, protocolos de comunicação, segurança e análise de dados.

O curso técnico em IoT é uma das bases da Indústria 4.0. Vamos formar profissionais prontos para desenvolver e implantar soluções conectadas e inteligentes, essenciais para a indústria moderna e também aplicáveis em áreas como automação residencial, logística, saúde e agricultura

afirma o coordenador de Educação Profissional do Senai Alto Vale, Jeferson Luiz Prestes.

Informações e matrícula do curso de Internet das Coisas

As inscrições estão abertas e os interessados podem obter mais informações no site sc.senai.br, bem como, pelo WhatsApp (47) 98412-6117.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store