Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de julho de 2025 Rio do Sul

Golpes virtuais usam nome de advogados e solicitam transferências via PIX no Alto Vale

OAB/SC alerta para fraudes via WhatsApp e orienta vítimas e profissionais do direito


Por GCD Publicado 23/04/2025 às 10h23
golpes-virtuais
Com o aumento das fraudes, a OAB/SC encaminhou recomendações à Polícia Civil, ao Ministério Público, ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a empresas de telefonia. Foto: Reprodução/Freepik

A Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC) intensificou ações contra golpes virtuais que usam nomes de advogados para enganar clientes com processos em andamento. Golpistas entram em contato por aplicativos como o WhatsApp, se passam por profissionais da advocacia ou representantes do Judiciário e solicitam transferências via PIX sob justificativa de “custas processuais” ou “liberação de valores”.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

OAB cobra reforço digital e propõe medidas de proteção

Com o aumento das fraudes, a OAB/SC encaminhou recomendações à Polícia Civil, ao Ministério Público, ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a empresas de telefonia. Entre as ações solicitadas estão a autenticação em duas etapas para acessar sistemas processuais e a ocultação de dados sensíveis, como CPF e nome das partes, em processos públicos. Essas informações são frequentemente utilizadas pelos golpistas para tornar as abordagens mais convincentes.

Golpes virtuais: falsos perfis usam imagem de advogados e pressionam vítimas


De acordo com o presidente da OAB – Subseção de Rio do Sul, doutor Rodrigo Figueiredo, os golpistas se aproveitam da expectativa dos clientes de receber valores processuais.

Eles dizem que a pessoa tem um dinheiro para receber. Como as informações dos processos são públicas, muitos golpistas acessam os dados e entram em contato se passando pelo advogado da causa

explicou.

Para reforçar a credibilidade da fraude, os criminosos copiam fotos dos advogados em redes sociais, inclusive imagens pessoais com familiares.

Aconteceu comigo. Usaram uma foto minha com meu filho e minha esposa para montar um perfil falso no WhatsApp e tentar aplicar o golpe em um cliente

relatou Figueiredo.

Ele ainda alerta para que os clientes evitem fornecer informações por aplicativos de mensagem.

A orientação é simples: nunca repasse dados bancários ou pessoais. Em caso de dúvida, vá até o escritório do advogado. Essa é a forma mais segura de confirmar se a mensagem é verdadeira

reforçou.

OAB lança campanha de orientação e apoio às vítimas

A OAB/SC lançou a campanha “Contragolpe da Ordem” para orientar o público e apoiar quem foi vítima. A entidade recomenda que, em caso de abordagem suspeita, o cidadão procure diretamente seu advogado ou vá até o escritório. 

Quem caiu no golpe deve registrar um boletim de ocorrência e comunicar a OAB. Além disso, se possível, relatar o caso ao Banco Central para investigação do destino dos valores. A OAB também orienta os escritórios a adotarem práticas preventivas, como deixar claro no contrato de honorários o número oficial para contatos sobre o processo. A campanha completa pode ser acessada no site oficial da OAB/SC: www.oabsc.com/contragolpedaordem.

Ouça abaixo a fala do presidente da OAB – Subseção de Rio do Sul, doutor Rodrigo Figueiredo, sobre os golpes:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store