Feira do Peixe Vivo movimenta Ituporanga com cultura e religiosidade
Evento inicia nesta quarta-feira (16) e inclui atrações culturais, produtos coloniais e extensa programação de Páscoa

Ituporanga recebe uma programação especial entre os dias 16 e 20 de abril com a realização da Primeira Feira do Peixe Vivo. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o evento visa fomentar o consumo de peixes frescos produzidos por piscicultores locais.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Venda de peixe vivo direto dos produtores
Conforme o engenheiro-agrônomo da secretaria, Volmir Borsatto, a realização da feira é uma vontade do prefeito Geison Kurtz e dos próprios piscicultores. A comercialização ocorrerá na Praça Frei Gabriel (dias 16 e 17), a partir das 9h, com tilápias e carpas sendo vendidas por R$ 12,00 o quilo.
Os peixes permanecem em caixas especiais, garantindo qualidade e frescor até a entrega ao consumidor
explica Borsatto.
Ele reforça que a piscicultura representa uma excelente fonte de renda para agricultores, mesmo para aqueles que já trabalham com cebola, fumo ou grãos. Além disso, a automação tem contribuído para o aumento da produtividade.
Artesanato e produtos coloniais valorizam a produção local
A diretora de eventos, Jaqueline Steinbach, destaca que, além da venda de peixes, o público poderá prestigiar a feira de artesanatos da Esquina da Arte e adquirir produtos coloniais oferecidos por empreendimentos como Sítio Eger, Delícias Caseiras M Mello, Queijos Rouwstik e Orquidário Hang. A Epagri também é parceira na iniciativa.
Associação Empresarial de Ituporanga empossa nova diretoria para o biênio 2025–2027
Páscoa terá teatro e programação religiosa intensa
Ainda no dia 16 (quarta-feira), a Praça da Matriz receberá o Teatro Condão Produções, com apresentações sobre a Páscoa às 9h30 e 14h30. No sábado (19), o Grupo Infantrio se apresenta às 10h30 na Praça Frei Gabriel.
Segundo o diretor de eventos Aldori Frutuoso, a programação religiosa inicia na quinta-feira (17), com missa às 19h30 na igreja matriz. Em seguida, às 20h30, ocorre a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo no Complexo do Louvor. O espaço contará com 600 cadeiras, mas o público pode levar as suas.
Às 22h, o grupo escoteiro Itu-Açu inicia uma vigília pascal com caminhada da igreja evangélica do Rio Batalha até a Gruta. Na sexta-feira (18), às 5h, haverá Via Sacra na Gruta e, às 15h e 19h, missas na matriz, com procissão ao fim do dia. No sábado (19), estão previstas atividades devocionais às 15h no Complexo do Louvor e às 19h30 na igreja matriz. No domingo (20), a programação se encerra com missas às 8h, 9h30, 10h e 19h.
Por fim, para mais informações sobre a Feira do Peixe Vivo e as atividades da semana, os interessados podem acompanhar os canais oficiais da Prefeitura de Ituporanga.
Ouça abaixo a entrevista completa sobre a Feira do Peixe Vivo: