Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Estudante da Udesc Alto Vale cria jogo que melhora desempenho de alunos do ensino médio

O jogo, denominado "Celldoctor: Inside the cell", foi organizado em três fases, cada uma representando um tipo de célula, animal, vegetal e bactérias


Por GCD Publicado 26/06/2024 às 14h26
Estudante da Udesc Alto Vale cria jogo que melhora desempenho de alunos do ensino médio
Estudante da Udesc Alto Vale cria jogo que melhora desempenho de alunos do ensino médio – Foto: Udesc Alto Vale

O estudante do curso de Engenharia de Software da Udesc Alto Vale, Denis Zickhur, desenvolveu para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) um jogo digital para o aprendizado de biologia celular. O projeto, voltado a alunos do primeiro ano do ensino médio, melhorou o desempenho dos alunos da Escola Estadual Walmor Ribeiro, no Bairro Dalbérgia, em Ibirama.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

De acordo com Denis, o objetivo do jogo é motivar o aprendizado dos alunos do ensino médio sobre a estrutura e função das células por meio de uma abordagem lúdica, colocando os jogadores dentro das células como um personagem em miniatura. “O jogo proporciona uma imersão nos modelos celulares, contribuindo para uma compreensão mais profunda de cada componente”, conta.

LEIA TAMBÉM

O jogo, denominado “Celldoctor: Inside the cell”, foi organizado em três fases, cada uma representando um tipo de célula, animal, vegetal e bactérias. Ao todo, 28 alunos participaram dos testes, e o estudo mostrou uma melhoria significativa no desempenho dos alunos que jogaram o jogo antes da aula.

udesc-alto-vale-02
Jogo “Celldoctor: Inside the cell” – Foto: Udesc Alto Vale

Portanto, a escola aplicou a iniciativa neste semestre, com a supervisão do professor da Escola Estadual Walmor Ribeiro, Valdemiro Fritz Batista. “Foi uma experiência muito produtiva e diferente. A ideia de aproximar a escola da universidade é excelente. Então, vamos usar o jogo na feira de ciências da escola que ocorrerá no final de agosto”, diz Valdemiro.

Conheça o jogo

Quem quiser ter acesso ao jogo pode fazer o download clicando aqui. Veja foto da tela inicial na Galeria de Imagens.

Estudo

Por fim, os leitores poderão acessar em breve o TCC completo, orientado pelo professor da Udesc Alto Vale Adilson Vahldick, no site da Biblioteca da Udesc. Mais informações podem ser obtidas no e-mail deniszickuhr@gmail.com

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store