Escola SESI de Rio do Sul participam de torneio de robótica

Equipes da Escola Sesi de Rio do Sul, participaram durante o fim de semana, 10 e 11, do Torneio SESI de Robótica FLL. A Federação das Indústrias de Santa Catarina promoveu a competição em Joinville.
A competição contou com a participação de duas equipes da Escola SESI de Rio do Sul. A equipe estreante Silicon Dragon, formada pelos estudantes Amanda Heinrich, Beatriz Gieseler, Leonardo Gilz Avi, Ramiro Fachini da Silva, Thalita Gabriela Zermiani Caxoeira, Vitória Anacleto, e o técnico Peterson Dirksen. O estudante Ramiro comenta como foi a experiência. “Tiveram todos os campeonatos na mesma escola do Sesi. Então a gente teve a oportunidade de ver os projetos, os carros da F1, os robôs da FTC. Mas se der FLL, a gente conseguiu ver novos projetos para o robô, onde podemos melhorar novas ideias, como funciona melhor a equipe, pois a equipe é nova, praticamente todos os membros. Foi o primeiro torneio, então conseguiram ter a primeira vez sentindo a pressão”, revela.
Outra representante foi a equipe Little Builder, composta pelos alunos André Luiz Chiqueleiro Filho, Arthur Moratelli Martini, Lucas Sanzon Reinert, Manoel Leal Cristofolini, Pedro Henrique Brizola, Raul Maciel Sperb, e o técnico Daniel Rudolf. Manoel relata como foi participar do torneio. “Eu acho que foi muito legal compartilhar ideias com outras equipes, ganhar experiência. O time inteiro ganhou bastante experiência e se divertiu. Portanto, tem várias experiências legais e, apesar dos obstáculos, foi bom superar eles”, conta.
Equipe não segue para etapa nacional
Apesar do bom desempenho, as equipes rio-sulenses não conseguiram a classificação para a etapa nacional da competição. As equipes Techmaker Challenge de Blumenau, Agrotech de Concórdia e os Carvoeiros Robotech avançaram para a próxima fase. A supervisora da educação comercial, Gisele Jaqueline Raimundo destaca a importância da participação. “O fato de já estar lá já é uma grande evolução. Para nós já é uma conquista. Considerando que foram dias intensos de trabalho, além disso, tivemos algumas dificuldades durante o caminho, mas não foi motivo para gerar como obstáculo de não conquistar. É uma temporada muito enriquecedora”, finaliza.