Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Escola Mont’Alverne de Ituporanga realiza o projeto Emoções 

Após assistir o filme Divertidamente 2, participar de teatro e  palestra, alunos do ensino fundamental puderem aprender como lidar com as emoções  


Por GCD Publicado 08/07/2024 às 14h39
EEscola Mont'Alverne de Ituporanga realiza o projeto Emoções 
Escola Mont’Alverne de Ituporanga realiza o projeto Emoções 

A Escola Mont’Alverne de Ituporanga lançou um projeto inovador denominado EMOÇÕES, destinado aos alunos do Ensino Fundamental. O objetivo é promover o desenvolvimento emocional e social dos adolescentes, entre 11 e 15 anos, além de prepará-los para lidar com suas emoções primárias de maneira saudável e construtiva.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

O Projeto EMOÇÕES contou na última terça-feira (2), com a palestra da psicóloga Luana Goedert Hasse. Alunos dos turnos matutino e vespertino participaram e a ideia foi explicar quais reações às emoções causam.

“Nós, adultos, não tivemos uma educação emocional, então temos dificuldade de ensinar as crianças. Não é errado sentir emoção; o que pode ser errado é o comportamento resultante dessa emoção. As emoções são passageiras, e existem tanto agradáveis quanto desagradáveis. Tudo bem sentir ambas, pois todas contribuem para a preservação da vida. É essencial lidar com as emoções de maneira equilibrada. Os alunos refletiram que o excesso ou a falta de emoções prejudica a vida. Compreenderam a importância da inteligência emocional e como lidar com as emoções desde cedo impacta positivamente suas vidas, tornando-as mais prósperas e estáveis”, conta.

LEIA TAMBÉM

Emoções que foram trabalhadas

Foram trabalhadas as emoções primárias: alegria, tristeza, medo, raiva e o nojo. De acordo com a psicóloga Luana Goedert Hasse, é importante aprender a dosar as emoções, sejam elas boas ou ruins.

“A alegria gera bem-estar quando está em equilíbrio; a tristeza nos permite solidarizar com outros e refletir sobre nossas vidas. O nojo contribui para a preservação da vida; a raiva nos posiciona diante do que está errado; e o medo nos traz prudência. Não devemos reprimir nenhuma delas; pelo contrário, precisamos entender o que estamos sentindo para lidar melhor com cada emoção“, relata.

Demandas emocionais motivaram o projeto

A professora de Língua portuguesa, Cassiane Rengel Xavier, diz que o projeto EMOÇÕES foi idealizado pela equipe pedagógica em resposta assim, às crescentes demandas emocionais observadas entre os estudantes. 

“Diante das situações vivenciadas na escola com relação à crise de ansiedade, pensamos em ir além do trabalho em sala de aula e criar um projeto para abordar as emoções. Queríamos conversar com os alunos sobre essas situações, ensiná-los a sentir e lidar com cada emoção, desenvolvendo assim a inteligência emocional. Eles ficam mais atentos, procuram dialogar e compartilhar suas emoções. Acreditamos no sucesso deles na vida, sabemos assim que precisam trabalhar a inteligência emocional, ter empatia e saber controlar os sentimentos durante crises de ansiedade”, conta.

EMOCOES-Foto_-Divulgacao_Escola-MontAlverne-2

Por fim, a coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Fundamental EEF Mont’Alverne, Bruna Laurindo, afirma que a ideia é trabalhar o projeto com os profissionais da educação e estender para os alunos das séries iniciais e as famílias dos alunos.

“Precisamos voltar a trabalhar as emoções desde cedo, começando no primeiro ou quinto ano, para que os pequenos possam compreender sentimentos como raiva e tristeza, essenciais desde a educação infantil. Quanto mais cedo desenvolvermos as inteligências emocionais, maior a chance de formarmos adultos promissores. Além disso, é importante capacitar os professores e profissionais para lidar com as emoções dos alunos e apoiar as famílias, aspectos fundamentais do nosso projeto para lidar com as situações diárias na escola“, finaliza.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store