Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2025 Rio do Sul
  • Amazon DSP – Standard Display – Starter Set – Version A Blue – 970×250 @1x (Billboard) (3)

Escola de Ituporanga representará o Alto Vale e o estado em etapa sul-brasileira do Programa Verde é Vida

Projeto de sustentabilidade desenvolvido pelo CE Pedro Júlio Muller se destaca e chega à Expoagro no Rio Grande do Sul


Por GCD Publicado 22/03/2025 às 14h44
escola-ituporanga-programa-verde-é-vida
Escola de Ituporanga representará o Alto Vale e o estado em etapa sul-brasileira do Programa Verde é Vida. Foto: Divulgação

O Centro Educacional Pedro Júlio Muller, de Ituporanga, representará Santa Catarina na etapa sul-brasileira do programa Verde é Vida, que ocorrerá na Expoagro, no Rio Grande do Sul, entre os dias 24 e 28 de março. Com o projeto “Reciclar é Legal”, a escola conquistou destaque nas fases regional e estadual do programa, que é promovido pela Afubra e incentiva a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. O Verde é Vida inclui a separação de lixo, coleta de sementes, reaproveitamento de óleo de cozinha e conscientização dentro e fora do ambiente escolar.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Verde é Vida: educação ambiental e impacto na comunidade

Conforme o professor João Olívio, coordenador do projeto na escola, alguns estudantes passaram por uma seletiva para representar o CE na etapa final. Desse modo, eles apresentarão pesquisas que envolvem a coleta seletiva e reaproveitamento de resíduos, incluindo visitas técnicas à cooperativa APRI e a propriedades rurais que transformam resíduos orgânicos em energia, biofertilizantes e combustível. Além disso, o professor destacou a importância da separação correta dos materiais e os impactos negativos causados pela contaminação do lixo reciclável. Ituporanga gera o envio de mais de aproximadamente 400 toneladas por mês ao aterro sanitário em Timbó.

Engajamento coletivo e campanhas sustentáveis

A escola também realiza uma Rifa Sustentável. Através da iniciativa, a comunidade pode trocar materiais recicláveis por números para concorrer a uma cesta especial no Dia das Mães. Assim, a cada dois litros de óleo de cozinha usado, o participante ganha 50 números. Tampinhas, lacres, vidros de conserva e uniformes escolares também valem cupons. A iniciativa também arrecada pilhas e baterias. 

As alunas Evelin e Luiza representarão a escola na viagem, e conforme a diretora Marise Momm Wiggers, a expectativa é positiva. Ela ressaltou que o CE Pedro Júlio Muller é a primeira escola de tempo integral de Ituporanga, com diversos projetos de destaque, entre eles o Verde é Vida.

Ouça abaixo a reportagem completa sobre a participação da escola no programa:

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store