Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (3) (1)

Epagri realiza evento sobre técnicas de armazenagem de grãos


Por Giulia Bibow Publicado 27/02/2024 às 18h38
Epagri realiza evento sobre técnicas de armazenagem de grãos
Foto: Divulgação Epagri

Acontece nesta quarta-feira, 28, na Gruta do Tigre, em Rio do Oeste, o Extensilo. O evento vai abordar técnicas de armazenagem de grãos em propriedades.

Extensilo “ A arte do armazenar” será o tema abordado no encontro com produtores de todo o Alto Vale, que será realizado em Rio do Oeste. Segundo o Extensionista Rural da Epagri, Enni Rodrigo Bitencourt, é a oportunidade de os agricultores conhecerem diferentes técnicas para armazenagem de grãos. 

“O extensilo” se refere a um seminário regional sobre secagem e armazenagem de grãos na propriedade. Além disso, é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Rio do Oeste, juntamente com a Epagri, com o apoio do Sicredi. Este evento é uma oportunidade única que os produtores terão de estar conhecendo melhor essa tecnologia para adotar em suas propriedades, haja visto que hoje a tendência é o produtor e ter um menor custo, e um valor mais agregado em seu produto. Então, esse seminário vem de encontro com isso. O evento será realizado no município de Rio do Oeste, na Gruta do Tigre, no dia 28 de fevereiro, a partir das 08h30″, comenta.

Inscrição será feita no local

Os produtores interessados em participar da capacitação podem realizar a inscrição no local. O extensionista detalha que o evento terá início às 08h30 com um café para recepção dos agricultores. E no decorrer do dia diversas palestras serão ministradas sobre o assunto.

“Vamos ter uma palestra com um especialista, engenheiro agrônomo da Emater do Rio Grande do Sul, senhor Carlos Alberto Angonese, que trarão assuntos bem relevantes dentro da cadeia produtiva dos grãos, que é a parte de secagem e armazenagem. Teremos também, durante a manhã, uma palestra sobre a situação da produção de grãos no Alto Vale, juntamente com a questão da armazenagem. Além disso, teremos outra palestra que se refere ao projeto que é executado na propriedade para a construção do silo secador e armazenador, fazendo seu dimensionamento juntamente também com o local ideal para a construção deste silo”.

Rodrigo comenta que métodos assertivos de armazenagem, o produtor pode reduzir o número de perdas, além de aumentar a lucratividade com os grãos.

“A gente sempre frisa bastante que o produtor, adotando essa tecnologia, vai ter N pontos positivos. Como aumentar a sua autonomia de produção dentro da propriedade, vai fazer ter uma agregação de valor do produto armazenado, ele vai poder ter uma melhor logística na sua propriedade. Assim, em relação à colheita e armazenagem de grãos. Vai ter uma diminuição nos custos de frete, de armazenagem e de secagem também. E o uso dessa matéria prima na própria propriedade, já que é produzido na propriedade, pode ser secado e armazenado dentro desses silos que estão sendo construídos na região”, afirma.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store