Encontro em Ituporanga aborda desafios da NR-31 no setor da cebola
O Sindicato Rural de Ituporanga promove o evento para esclarecer o Programa Trabalho Sustentável e a contratação de mão de obra agrícola
Em épocas de plantio e colheita da cebola, a contratação de mão de obra costuma ser uma dor de cabeça para muitos agricultores. Dessa forma, é frequente a falta de pessoas para trabalhar. Quando encontra, o profissional vem de outras regiões e, assim, o empregador enfrenta dúvidas e burocracia na hora da formalização.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Por isso, o Sindicato Rural de Ituporanga vai realizar um encontro, no dia 19 de setembro, às 9h30, na Câmara de Vereadores, para debater os desafios da NR-31 no setor da cebola e esclarecer dúvidas sobre o Programa Trabalho Sustentável.
Sendo assim, a iniciativa busca orientar agricultores sobre a contratação de mão de obra no campo, especialmente em períodos de plantio e colheita, quando a escassez de trabalhadores e a burocracia no processo de formalização são comuns.
NR-31: Segurança no trabalho rural e novas exigências
A Norma Regulamentadora nº 31 (NR-31) trata da segurança e saúde no trabalho na agricultura e passa por constantes atualizações, ajustadas às necessidades de cada cultura.
O encontro planeja apresentar aos agricultores as recentes mudanças relacionadas à contratação de mão de obra, alojamentos e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O evento é uma oportunidade para que empregadores rurais esclareçam dúvidas e compartilhem suas dificuldades, contribuindo para o desenvolvimento de soluções práticas para o setor.
LEIA TAMBÉM:
Como participar do encontro
Para participar do encontro sobre a NR-31 no setor da cebola, não é necessário realizar inscrição. O evento é aberto ao público, entretanto, é importante confirmar presença, já que o espaço da Câmara de Vereadores de Ituporanga é limitado.
O telefone do Sindicato Rural é o (47) 3533-1290. Através desse contato também o agricultor pode repassar questionamentos que serão abordados no dia 19/09.
Ouça a entrevista completa: