Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2025 Rio do Sul

Encerra dia 31 o prazo para agricultores aderirem o Troca-Troca de Milho

Programa emergencial de sementes de milho, o “Pós Cebola e Pós Tabaco" disponibiliza até cinco sacas de milho com 50% de desconto.


Por Cristiane Faustino Publicado 29/01/2024 às 06h49
Encerra dia 31 o prazo para agricultores aderirem o Troca-Troca de Milho
Foto: Freepik

A Secretaria da Agricultura lançou um programa emergencial de sementes de milho, o “Pós Cebola e Pós Tabaco”. Até o dia 31, o agricultor pode fazer a aquisição de até cinco sacas de sementes de milho em alguma agropecuária credenciada, pelo Troca-Troca de Milho. Santa Catarina possui uma grande cadeia de produção animal, especialmente de suínos, frangos, produção de leite e pecuária de corte, que são extremamente dependentes de milho e soja.

Sementes que são importadas pelo Estado, como comenta o engenheiro agrônomo e responsável pelas políticas públicas da gerência regional da Epagri de Rio do Sul, Tomás Pellizzaro Pereira. “Nós temos que importar muito milho, então a produção de milho é extremamente importante porque vai fazer parte da alimentação animal. Nós temos também agricultores que fazem, às vezes, a silagem a partir desse milho após a sua lavoura principal. Hoje, todo agricultor tem os animais, seja para o autoconsumo ou para ter uma renda extra. Então, o cultivo de milho é muito importante. Além disso, a gente tem que lembrar que o milho é uma importante fonte para fazer a rotação de cultura nas propriedades”, conta.

Agricultor tem desconto

O valor limite de uma saca de milho está estipulado em até R$ 800 e o agricultor terá 50% de desconto no preço. Tomás explica a importância do programa e que os agricultores devem estar atentos ao período de zoneamento. “O Troca-Troca de Milho é importante porque visa a questão o incentivo ao agricultor fazer uma outra cultura e ainda para a produção de grãos, que é sempre importante para o nosso estado aqui de Santa Catarina. É importante os agricultores atentarem para o período indicado pelo Ministério para plantio de milho. Aqui na nossa região, o plantio de milho são indicados na maioria dos municípios até o dia 20 de janeiro. Ele deve se atentar para esse prazo para o plantio, especialmente quando ele faz o financiamento em um agente financeiro”, explica.

De acordo com Pellizzaro, para a região do Alto Vale a expectativa é que cinco mil sacas sejam distribuídas. “Nossa região foi a principal beneficiada por esse programa. Fomos a região mais afetada com as chuvas de outubro e novembro. Então, pensando nisso, que esse programa emergencial foi criado justamente como uma alternativa para essas culturas’, finaliza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store