Dona Emma é destaque na área da Saúde
Município conquista 1º lugar no ranking Previne Brasil Regional, com a nota de 9,98

Dona Emma se destaca entre os 28 municípios do Alto Vale e conquista o 1º lugar no Previne Brasil Regional, com a nota de 9,98. A avaliação dos sete indicadores da atenção primária do Previne Brasil Regional, programa do Ministério da Saúde, acontece a cada quatro meses e no segundo quadrimestre foi realizada novamente nos 28 municípios do Alto Vale. Entre as cidades mais bem avaliadas, Dona Emma, que se destacou na área da Saúde e conquistou o 1º lugar no ranking.
O resultado, de acordo com o secretário de saúde, Simão Hasckel, é a soma de esforços da equipe em busca do melhor atendimento aos moradores. Ele comenta que, no ano passado, o município ficou em 2º lugar no ranking. “São sete indicadores e dentro desses indicadores tem as metas a serem cumpridas também. Em tempo real, a gente vai colocando as informações dentro do programa. Informações sobre a campanha e as vacinas que são aplicadas no município. Além disso o acompanhamento dos hipertensos, diabéticos, enfim, a questão de saúde bucal. Quero agradecer também à equipe pelo esforço e para nós também é uma satisfação muito grande”, conta.
Programa altera formas de repasse
Hasckel explica que o programa altera algumas formas de repasse de recursos para os municípios, que passam a ser distribuídos com base em quatro critérios. São eles: captação ponderada; pagamento por desempenho; incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional. “Cada indicador tem um nível de pontuação, então quando você atinge o nível máximo, você ganha dentro daquele teto. Cada equipe tem uma pontuação, você não vai zerar a arrecadação, que a gente tira a nota abaixo, mas ele acaba recebendo 30% daquele recurso, 40%. Então a gente acaba recebendo com a nota boa, 100% daquele recurso em cada indicador. Então, ele eleva no nível máximo da arrecadação do município”, finaliza.