Do saxofone a bateria: Festival da Cultura de Vidal Ramos contará com 15 apresentações musicais
25ª edição do Festival da Cultura traz quinze apresentações dos mais variados estilos musicais.
Alunos da Escola Municipal de Música Evaldo Boing de Vidal Ramos sobem ao palco no sábado (30), com 15 apresentações de vários estilos musicais. O Festival da Cultura, tradicional na cidade, chega à 25ª edição.
📲 Receba notícias da região do Alto Vale no WhatsApp
Em 2024, o festival será no Anfiteatro Tranquilo Dognini, um espaço pensado para apresentações que exijam boa acústica e comportem um grande público. Édila Koch, responsável pela escola, conta que o evento já aconteceu em outros locais. “As primeiras edições aconteciam no Clube Esportivo Fluminense, depois, na antiga igreja paroquial e, atualmente, no Anfiteatro Tranquilo Dognini”.
LEIA TAMBÉM:
- De pousada temática do Senhor dos Anéis a caminhos religiosos: conheça o projeto turístico de Imbuia
- Vidal Ramos vai implantar base do SAMU
Anúncio de contemplados com lei Paulo Gustavo está no protocolo
O Festival da Cultura é uma parceria da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, com a escola de música. Sendo assim, serão quinze apresentações de responsabilidade dos professores, além de algumas participações especiais. “Todos os anos temos a participação da Banda Municipal, do Coral Vibra Coração e do Coral Doce Melodia, entre outras”, afirma Édila. A comunidade geral que tem interesse em participar também pode, com inscrição prévia na escola.
Além disso, uma apresentação de dança deve abrilhantar ainda mais a noite de sábado. Por fim, entre os protocolos da noite, um representante do Conselho Municipal de Cultura de Vidal Ramos apresentará, durante o Festival da Cultura, os agentes premiados com a Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.
Portanto, o Festival da Cultura é gratuito, aberto ao público e inicia às 20h do dia 30 de novembro.
De acordo com Édila Koch, o evento fomenta o turismo: “O festival oportuniza artistas a mostrarem seus talentos, ajuda a preservar e promover a diversidade cultural do município e engrandece também o turismo. Por exemplo, a nossa banda municipal, convidada para fazer eventos fora do município”.
CONFIRA UM POUCO DO QUE É O FESTIVAL DA CULTURA DE VIDAL RAMOS:
Conheça a Escola Municipal de Música de Vidal Ramos, que promove o Festival da Cultura
A Escola Municipal de Música Evaldo Boing, que promove o Festival da Cultura de Vidal Ramos, oferece aulas de vários instrumentos e estilos musicais. Atualmente, os alunos interessados podem aprender:
- Saxofone;
- Trompete;
- Flauta Doce;
- Flauta transversal;
- Clarinete;
- Bateria;
- Violão;
- Teclado;
- Violino.
A escola nasceu com a iniciativa da professora Isabel Lyra Finck, em 1992, com aulas de flauta doce. Posteriormente, o grupo de estudantes foi aumentando e, em 1995, ela foi a prefeitura da cidade abraçou o projeto.
Por fim, o nome “Evaldo Boing” surgiu em 2003. Evaldo foi um grande incentivador da música em Vidal Ramos, dirigiu um coral por muitos anos, participando da primeira banda do município e em grupos religiosos.
Atualmente, cerca de 140 alunos frequentam a escola. Não há limite de idade para começar a aprender instrumentos musicais.