Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_Unimed AV_Campanha_Sala_Vacinas_BANNER_GCD_970x250px (3) (1)

Do saxofone a bateria: Festival da Cultura de Vidal Ramos contará com 15 apresentações musicais

25ª edição do Festival da Cultura traz quinze apresentações dos mais variados estilos musicais.


Por Berta Thiesen Publicado 29/11/2024 às 10h25
Do saxofone a bateria: Festival da Cultura de Vidal Ramos contará com 15 apresentações musicais
25ª edição do Festival da Cultura terá 15 apresentações dos mais variados estilos musicais. Foto: divulgação prefeitura de Vidal Ramos

Alunos da Escola Municipal de Música Evaldo Boing de Vidal Ramos sobem ao palco no sábado (30), com 15 apresentações de vários estilos musicais. O Festival da Cultura, tradicional na cidade, chega à 25ª edição.

📲 Receba notícias da região do Alto Vale no WhatsApp

Em 2024, o festival será no Anfiteatro Tranquilo Dognini, um espaço pensado para apresentações que exijam boa acústica e comportem um grande público. Édila Koch, responsável pela escola, conta que o evento já aconteceu em outros locais. “As primeiras edições aconteciam no Clube Esportivo Fluminense, depois, na antiga igreja paroquial e, atualmente, no Anfiteatro Tranquilo Dognini”.

LEIA TAMBÉM:

Anúncio de contemplados com lei Paulo Gustavo está no protocolo

O Festival da Cultura é uma parceria da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, com a escola de música. Sendo assim, serão quinze apresentações de responsabilidade dos professores, além de algumas participações especiais. “Todos os anos temos a participação da Banda Municipal, do Coral Vibra Coração e do Coral Doce Melodia, entre outras”, afirma Édila. A comunidade geral que tem interesse em participar também pode, com inscrição prévia na escola.

Além disso, uma apresentação de dança deve abrilhantar ainda mais a noite de sábado. Por fim, entre os protocolos da noite, um representante do Conselho Municipal de Cultura de Vidal Ramos apresentará, durante o Festival da Cultura, os agentes premiados com a Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.

Portanto, o Festival da Cultura é gratuito, aberto ao público e inicia às 20h do dia 30 de novembro. 

De acordo com Édila Koch, o evento fomenta o turismo: “O festival oportuniza artistas a mostrarem seus talentos, ajuda a preservar e promover a diversidade cultural do município e engrandece também o turismo. Por exemplo, a nossa banda municipal, convidada para fazer eventos fora do município”. 

CONFIRA UM POUCO DO QUE É O FESTIVAL DA CULTURA DE VIDAL RAMOS:

Conheça a Escola Municipal de Música de Vidal Ramos, que promove o Festival da Cultura

A Escola Municipal de Música Evaldo Boing, que promove o Festival da Cultura de Vidal Ramos, oferece aulas de vários instrumentos e estilos musicais. Atualmente, os alunos interessados podem aprender:

  • Saxofone;
  • Trompete;
  • Flauta Doce;
  • Flauta transversal;
  • Clarinete;
  • Bateria;
  • Violão;
  • Teclado;
  • Violino.

A escola nasceu com a iniciativa da professora Isabel Lyra Finck, em 1992, com aulas de flauta doce. Posteriormente, o grupo de estudantes foi aumentando e, em 1995, ela foi a prefeitura da cidade abraçou o projeto. 

Por fim, o nome “Evaldo Boing” surgiu em 2003. Evaldo foi um grande incentivador da música em Vidal Ramos, dirigiu um coral por muitos anos, participando da primeira banda do município e em grupos religiosos. 

Atualmente, cerca de 140 alunos frequentam a escola. Não há limite de idade para começar a aprender instrumentos musicais.

  • Sem nome (950 x 120 px) (930 x 120 px) (728 x 120 px)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store