Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de janeiro de 2025 Rio do Sul
  • job_41885_Unimed AV_Campanha_Férias_970x250px_BANNER-PORTAL-GCD

Departamento de Bem-Estar Animal de Ituporanga alerta sobre os cuidados com os animais de estimação

Atualmente, as ações do Departamento, que foi criado em 2022, se concentram em apoiar famílias de baixa renda e atender a animais de rua


Por GCD Publicado 02/12/2024 às 09h46
bem-estar-animal-ituporanga
As ações do Departamento de Bem-Estar Animal de Ituporanga se concentram em apoiar famílias de baixa renda e atender a animais de rua. Foto: Bruna May/Redação GCD

O Departamento de Bem-Estar Animal de Ituporanga, vinculado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem como objetivo promover a conscientização sobre o cuidado e a atenção com os animais. Segundo Ieda Holetz, médica veterinária e diretora do Departamento, o município não oferece serviços de internação animal, pois isso demanda uma estrutura que não está disponível. 

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Atualmente, as ações do Departamento se concentram em apoiar famílias de baixa renda e atender a animais de rua, sempre que solicitado. Além disso, o programa de castração, realizado em parceria com clínicas e protetores independentes, é um dos principais serviços oferecidos. 

O Departamento também se dedica ao atendimento de denúncias de maus-tratos e ao suporte à Vigilância Epidemiológica, com foco em mordeduras e controle de zoonoses.

Programa de castração: controle populacional e de saúde

Iniciado em 2022, o programa de castração de Ituporanga é uma das ações mais relevantes para o controle populacional de animais. Cada animal castrado recebe um microchip, assim é possível identificar o tutor. 

Pessoas interessadas em castrar seu pet, devem atender a alguns requisitos, como estar inscrito no CadÚnico, o programa também beneficia animais que são vítimas de maus-tratos (casos indicados pela Polícia Militar ou Polícia Civil) ou aqueles casos indicados por agentes comunitários de saúde.

Além da castração, Ieda destaca que o cuidado com o animal vai muito além de fornecer alimento e água, que são itens básicos. Cada tutor precisa entender que o pet precisa de atendimento veterinário, vacinas, tratamento para evitar parasitas como pulgas e carrapatos e um local confortável para viver.

Campanha de arrecadação: apoio à causa animal

O Departamento realiza, durante todo o ano, uma campanha de arrecadação de tampinhas de garrafa PET e embalagens plásticas. O valor obtido com a venda desses materiais é destinado a ONGs e protetores independentes. Essa iniciativa contribui para o fortalecimento da rede de proteção aos animais no município.

O Departamento de Bem-Estar Animal está localizado no Parque Ingo Altenburg, na rua Henrique Vagner. Para mais informações ou para fazer denúncias de maus-tratos, a população pode entrar em contato pelo WhatsApp (47) 99177-9416.

Ouça a entrevista completa abaixo:

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store