Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de junho de 2025 Rio do Sul

Delegacia Regional registra aumento no número de prisões no Alto Vale


Por Giulia Bibow Publicado 04/01/2024 às 17h12
Delegacia Regional registra aumento no número de prisões no Alto Vale
Foto: Redação GCD

7ª Delegacia Regional de Polícia Civil divulga balanço das ações realizadas em 2023. A Capital do Alto Vale registrou 153 prisões e 127 mandados de busca e apreensão.

A 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Rio do Sul é composta por 22 municípios e 26 delegacias no Alto Vale. Desde fevereiro de 2023, está sob o comando da delegada Elisabete da Cruz Pardo. Ela conta que assumiu o cargo com o intuito de aumentar o número de cumprimentos de mandados de busca e apreensão e de prisões na região. E, o resultado foi positivo, visto que, em um comparativo com o mesmo período de 2022, foram cumpridos 127 mandados de busca e apreensão. Já em 2023, foram 168. Já o número de cumprimento de mandados de prisão na região, também é positivo. Em 2022, foram 99, enquanto que, no ano passado, foram 153 prisões. Para a delegada, apesar dos períodos de cheias no Alto Vale, que prejudicaram alguns dos serviços, os números são expressivos.

“Em virtude do que nós passamos nos últimos três meses, a partir de outubro para cá, alguns procedimentos e algumas investigações acabaram sendo prejudicadas pelas enchentes. Tenho certeza que, se não tivéssemos passado por isso, teríamos aumentado em muito mais os cumprimentos de mandados de busca e apreensão e o cumprimento de mandados de prisão”, ressalta.

Crimes que tiveram redução em 2023

Elisabete pontua os crimes que tiveram redução no Alto Vale. Destaque para estelionato, furtos e roubos. “No ano de 2022, nós tivemos, desses três crimes, um total de 5.443 boletins de ocorrência. E no ano de 2023, nós tivemos um total de 4.865 boletins de ocorrência. Ou seja, uma diminuição em volta dos crimes de estelionato, furto e roubo. No ano de 2022, nós tivemos 127 roubos e no ano de 2023, 102 crimes de roubo, ou seja, uma diminuição significativa”.

Mortes violentas, homicídio, latrocínio, feminicídio, lesão corporal e infanticídio também registraram redução em um comparativo com o mesmo período de 2022. “Dez homicídios, um latrocínio e três feminicídios. Já no ano de 2023, em termos de homicídios, nós estamos com nove, ou seja, tivemos aí uma diminuição de um homicídio, latrocínio, o mesmo número de 2022 e feminicídio. No ano de 2023 e 2022, nós tivemos três feminicídios. Tivemos um aumento nos cumprimentos de mandados de busca, apreensão e cumprimento e nos demais crimes tivemos uma diminuição nos boletins de ocorrência registrados nos 22 municípios”.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store