Delegacia Regional registra aumento no número de prisões no Alto Vale

7ª Delegacia Regional de Polícia Civil divulga balanço das ações realizadas em 2023. A Capital do Alto Vale registrou 153 prisões e 127 mandados de busca e apreensão.
A 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Rio do Sul é composta por 22 municípios e 26 delegacias no Alto Vale. Desde fevereiro de 2023, está sob o comando da delegada Elisabete da Cruz Pardo. Ela conta que assumiu o cargo com o intuito de aumentar o número de cumprimentos de mandados de busca e apreensão e de prisões na região. E, o resultado foi positivo, visto que, em um comparativo com o mesmo período de 2022, foram cumpridos 127 mandados de busca e apreensão. Já em 2023, foram 168. Já o número de cumprimento de mandados de prisão na região, também é positivo. Em 2022, foram 99, enquanto que, no ano passado, foram 153 prisões. Para a delegada, apesar dos períodos de cheias no Alto Vale, que prejudicaram alguns dos serviços, os números são expressivos.
“Em virtude do que nós passamos nos últimos três meses, a partir de outubro para cá, alguns procedimentos e algumas investigações acabaram sendo prejudicadas pelas enchentes. Tenho certeza que, se não tivéssemos passado por isso, teríamos aumentado em muito mais os cumprimentos de mandados de busca e apreensão e o cumprimento de mandados de prisão”, ressalta.
Crimes que tiveram redução em 2023
Elisabete pontua os crimes que tiveram redução no Alto Vale. Destaque para estelionato, furtos e roubos. “No ano de 2022, nós tivemos, desses três crimes, um total de 5.443 boletins de ocorrência. E no ano de 2023, nós tivemos um total de 4.865 boletins de ocorrência. Ou seja, uma diminuição em volta dos crimes de estelionato, furto e roubo. No ano de 2022, nós tivemos 127 roubos e no ano de 2023, 102 crimes de roubo, ou seja, uma diminuição significativa”.
Mortes violentas, homicídio, latrocínio, feminicídio, lesão corporal e infanticídio também registraram redução em um comparativo com o mesmo período de 2022. “Dez homicídios, um latrocínio e três feminicídios. Já no ano de 2023, em termos de homicídios, nós estamos com nove, ou seja, tivemos aí uma diminuição de um homicídio, latrocínio, o mesmo número de 2022 e feminicídio. No ano de 2023 e 2022, nós tivemos três feminicídios. Tivemos um aumento nos cumprimentos de mandados de busca, apreensão e cumprimento e nos demais crimes tivemos uma diminuição nos boletins de ocorrência registrados nos 22 municípios”.