Defesa Civil fecha comportas das barragens de Taió e Ituporanga como medida preventiva
Fechamento busca aumentar a capacidade dos rios diante da previsão de chuvas no fim de semana

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina fechou, na tarde desta sexta-feira (27), as comportas das barragens Oeste, em Taió, e Sul, em Ituporanga como medida preventiva. A ação considera os critérios técnicos do Manual de Operação e visa reduzir os impactos da chuva prevista para os próximos dias.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Previsão indica acumulados de até 40mm
Segundo o setor de Monitoramento Hidrológico, a instabilidade começa na madrugada deste sábado (28) e deve se estender ao longo do dia. No domingo (29), também há previsão de chuva, mas com menor intensidade. Os acumulados podem variar entre 30 e 40 milímetros.
Nível do rio segue acima da cota de alerta
Em Rio do Sul, o Rio Itajaí-Açu chegou a 5,85 metros durante a madrugada e, mesmo com leve recuo, ainda marcava 5,63 metros nesta tarde — acima da cota de alerta. Com o fechamento das comportas, a intenção é ampliar a capacidade das calhas dos rios para receber as novas precipitações.
Operação faz parte do protocolo estadual
Nesse sentido, o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, afirmou que a operação segue o planejamento da pasta.
Seguindo os protocolos da Secretaria, autorizamos o fechamento das barragens de Taió e Ituporanga. A barragem Norte, em José Boiteux, segue com uma comporta fechada, e seguimos monitorando para avaliar a necessidade de novas ações.
-destaca Hildebrandt.
Medida técnica e preventiva
Dessa forma, o gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, reforçou que a ação visa dar mais segurança à população.
Estamos atuando com base técnica e preventiva. Com as comportas fechadas, conseguimos aliviar a pressão nos rios e agir com rapidez diante da previsão de novas chuvas
-explica Rudorff
Além disso, a Defesa Civil segue monitorando a situação em tempo real e orienta a população a acompanhar os avisos meteorológicos e os boletins oficiais. A adoção de novas ações depende da evolução do cenário.