Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com trilhas no verão

Com a chegada do verão e as altas temperaturas, as trilhas são uma das alternativas para turistas e moradores da região para curtir o período de férias. Porém momentos de lazer também merecem atenção e cuidados redobrados para se evitar acidentes e a visita indesejada de animais peçonhentos, como, cobras, aranhas e escorpiões.
O sargento Dirksen, do 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul, alerta a comunidade que gosta de se aventurar em meio à natureza para que use calçados e roupas adequadas para esta prática. “As dicas são não andar descalço no meio de trilhas. Andar sempre com uma bota ou um tênis, um calçado fechado e de preferência de roupa de manga comprida. Sempre procurar trilhas conhecidas onde você possa ser facilmente localizado, evitar trilhas desconhecidas onde você nunca foi ou pouco acesso por outras pessoas”, conta.
Caso a pessoa, for picada por um animal peçonhento, ela não deve em hipótese alguma, sugar o veneno. A recomendação é tentar fazer a limpeza do local machucado e acionar imediatamente os bombeiros no 193. “Evitem fazer furo, amarração no local da picada ou sugar o veneno porque você pode se contaminar. Deve-se fazer a limpeza do local, principalmente aranha e escorpião. Elevar o braço ou perna no local que foi afetado, para que diminua a circulação de sangue na região, evitando o agravamento da lesão. Nunca tentar manusear um animal se você não tiver o conhecimento, caso precisar, acione o Corpo de Bombeiros”, ressalta.
Outra orientação dos bombeiros é estar bem hidratado, evitar períodos de sol mais quente que ocorrem principalmente das 10h da manhã às 14h. No mais, abusem do protetor solar e curtam cada momento das férias.