Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de junho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_01_BANNER-GCD_970x250px

Coro Citavi de Rio do Oeste se apresenta na Itália


Por Cristiane Faustino Publicado 03/10/2023 às 10h05
Coro Citavi de Rio do Oeste se apresenta na Itália
Foto: Coro Citavi

O Coro Citavi de Rio do Oeste se apresenta na Itália, o grupo esteve por duas semanas realizando concertos em oito cidades. Além das apresentações, os rioestenses se reuniram com 10 corais para aprimorarem as vozes e participaram da comemoração do 70 º aniversário do Coro Trentino.

O presidente do Coro, Fiorello Zanella, conta que o grupo esteve na Itália, também em 2013 para conhecer as tradições. Porém neste ano, apenas 16 dos 31 integrantes puderam conhecer novas técnicas vocais. “Foi uma viagem que nós fomos a convite de um coral, mas também com o intuito de aprendermos novas técnicas e de entrarmos em contatos com corais de lá, porque é isso que faltava. Nós precisávamos buscar subsídios e técnicas novas. Fazer com que o nosso maestro pudesse ter contatos com outros maestros. Eles têm conhecimentos milenares”, conta.

Ele avalia a experiência na Itália. “Tivemos bastante contato com corais e maestros. Além disso, eles deram orientações para melhorar um pouco mais as nossas vozes e assim também aprimorarmos o coral. Só na província de Trento, mais de 300 coros de montanha. E nós somos o único aqui, então falta essa integração”, revela.

De acordo com o presidente o Coro Citavi está em busca de novos integrantes. “Estávamos acostumados a cantar canções italianas trazidas pelos nossos antepassados, a gente cantava geralmente a uma voz ou duas vozes. E agora de repente você começa a cantar a quatro vozes masculinas. Sem usar a voz feminina. Então, é muito difícil para um coro que não tem assistência dos coros da Itália. Agora vamos fazer com que quatro vozes masculinas realmente possam ter sintonia perfeita, para que agrade a quem ouve. Por isso a gente faz um novo convite, principalmente os jovens, para participarem do coral”, ressalta.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store