Coro Citavi de Rio do Oeste se apresenta na Itália
O Coro Citavi de Rio do Oeste se apresenta na Itália, o grupo esteve por duas semanas realizando concertos em oito cidades. Além das apresentações, os rioestenses se reuniram com 10 corais para aprimorarem as vozes e participaram da comemoração do 70 º aniversário do Coro Trentino.
O presidente do Coro, Fiorello Zanella, conta que o grupo esteve na Itália, também em 2013 para conhecer as tradições. Porém neste ano, apenas 16 dos 31 integrantes puderam conhecer novas técnicas vocais. “Foi uma viagem que nós fomos a convite de um coral, mas também com o intuito de aprendermos novas técnicas e de entrarmos em contatos com corais de lá, porque é isso que faltava. Nós precisávamos buscar subsídios e técnicas novas. Fazer com que o nosso maestro pudesse ter contatos com outros maestros. Eles têm conhecimentos milenares”, conta.
Ele avalia a experiência na Itália. “Tivemos bastante contato com corais e maestros. Além disso, eles deram orientações para melhorar um pouco mais as nossas vozes e assim também aprimorarmos o coral. Só na província de Trento, mais de 300 coros de montanha. E nós somos o único aqui, então falta essa integração”, revela.
De acordo com o presidente o Coro Citavi está em busca de novos integrantes. “Estávamos acostumados a cantar canções italianas trazidas pelos nossos antepassados, a gente cantava geralmente a uma voz ou duas vozes. E agora de repente você começa a cantar a quatro vozes masculinas. Sem usar a voz feminina. Então, é muito difícil para um coro que não tem assistência dos coros da Itália. Agora vamos fazer com que quatro vozes masculinas realmente possam ter sintonia perfeita, para que agrade a quem ouve. Por isso a gente faz um novo convite, principalmente os jovens, para participarem do coral”, ressalta.