Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_Unimed AV_Campanha_Sala_Vacinas_BANNER_GCD_970x250px (3) (1)

Condições das barragens do Vale do Itajaí são vistoriadas


Por Cristiane Faustino Publicado 12/10/2023 às 11h41
Condições das barragens do Vale do Itajaí são vistoriadas
Foto: Redação GCD

As condições das barragens do Vale do Itajaí foram vistoriadas. E um laudo técnico assinado pelo Engenheiro Sanitarista, Sebastião Silveira e pelo Engenheiro Mecânico, Paulo Roberto Santana, foi divulgado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, a Superintendência de Obras Civis e Hidráulicas e a Diretoria de Obras Civis e Hidráulicas. 

A solicitação foi feita em 06 de outubro pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. O objetivo foi a verificação das condições das barragens pertencentes ao sistema de controle de cheias do Vale do Itajaí, composto pelas barragens: Oeste, Sul e Norte. 

Verificações

Barragem Oeste – Taió

Foi realizada, inicialmente, uma inspeção na parte externa para verificação do corpo da barragem, e principalmente nas ombreiras, onde se verifica os pontos mais frágeis de um barramento inerente ao tipo de execução das obras. Não foram encontrados problemas significativos, a não ser pelo fato de haver infiltração em alguns pontos localizados na junta de concretagem, entre o concreto antigo e a parte da sobre-elevação. Fato de possível ocorrência e de fácil recuperação com a aplicação de materiais vedantes. As infiltrações não comprometem a segurança da barragem. 

Já na galeria, onde se encontra o sistema de comportas e o equipamento hidráulico de operação de abertura e fechamento das mesmas, foi constatado uma série de infiltrações pelas paredes de montante e pelas juntas de dilatação, ou mesmo por entre o concreto antigo e o da sobre-elevação. Nesse local a preocupação é com o sistema de bombas de drenagem das águas, dado ao fato do grande acúmulo pelas infiltrações existentes.

Barragem Sul – Ituporanga

Na verificação do corpo do barramento não foi constatado nenhum problema visível de infiltração ou movimento do maciço da mesma, como também das estruturas em concreto que complementam o barramento.

Já no sistema de comportas não foi verificado o estado em que se encontravam as mesmas. Dado ao fato de que a galeria de acesso ao sistema está coberta pelas águas que infiltram pela rachadura existente no conduto, da comporta C4. Constatamos que a comporta C4 estava aberta. Sendo que uma pequena parte das águas estava saindo pela galeria C1 devido à rachadura no duto de adução que alimenta a referida comporta (C4). 

Barragem Norte – José Boiteux 

Não foram constatados indícios de problemas no barramento que causasse algum problema. As galerias de deságua permanente estavam funcionando normalmente com carga completa. Foi verificado que no sistema de comportas com controle havia um vazamento. Não sendo possível confirmar o total da abertura da comporta, dado ao difícil acesso ao shaft onde se encontram instaladas as mesmas. 

Das Recomendações

Barragem Oeste 

Aquisição e instalação de bombas submersas automatizadas para drenagem das águas de infiltração na galeria, sob pena de a galeria ser inundada. Tendo como consequência a perda do controle de abertura e fechamento das comportas.

Recuperação com vedação de todas as infiltrações e tratamento adequado das juntas de dilatação. Como também a vedação onde hoje está ocorrendo a infiltração entre o concreto antigo e sobre elevação.

Remanejamento do sistema hidráulico de abertura e fechamento das comportas para local fora da estrutura do barramento. E assim, evitando transtornos futuros como o que já ocorreu na barragem Sul em Ituporanga. 

Construção de uma comporta para vedação da entrada da galeria. Evitando dessa forma que as águas de jusante invadam o interior da barragem, deixando-a de difícil acesso para as operações necessárias. 

Automatizar a comporta grande com sistema de Hidráulico para facilitar sua operação. 

Barragem Sul

Recuperação do conduto de adução da comporta C4, e na sequência inspeção dos demais. Quando constatadas avarias, providenciar os mesmos procedimentos realizados na comporta já citada, deixando-as em condições de segurança para operação. 

Automatizar a comporta grande com sistema hidráulico para facilitar sua operação. 

Barragem Norte

Providenciar a recuperação do sistema de abertura e fechamento das comportas e todos os equipamentos necessários para o bom funcionamento desse sistema. 

Limpeza geral de toda a área, principalmente nos taludes de montante e jusante. Para evitar o crescimento de árvores que poderão intervir no núcleo do barramento e causar infiltração, trazendo grandes prejuízos para o barramento. 

Término do canal de deságue do vertedor, para evitar a erosão da margem esquerda em frente ao canal. Para evitar, dessa forma, futuros transtornos quando o mesmo verter.

Conclusão

No geral, as estruturas dos barramentos estão em boas condições para atender ao que foi projetado. Faltando apenas maior cuidado e manutenção dos equipamentos de suma importância para o bom funcionamento das barragens. 

  • Sem nome (950 x 120 px) (930 x 120 px) (728 x 120 px)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store