Comportas da Barragem Sul em Ituporanga são recuperadas
Trabalhos de manutenção da estrutura incluem restabelecimento de comportas e instalação de novos sistemas para garantir maior segurança

As obras de manutenção nas comportas da Barragem Sul, em Ituporanga, seguem em andamento desde o início dos trabalhos em 5 de novembro de 2024. Entre os avanços, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil aponta a desmontagem da comporta C4, que será substituída por condutos metálicos já fabricados e prontos para instalação. Além disso, houve o restabelecimento da comporta C5, que voltou a operar após reparos.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A equipe consertou a comporta C3 durante os primeiros 40 dias de intervenções. Eles também identificaram problemas nessa comporta durante esse período. Para otimizar as operações, está em andamento a instalação de um sistema de trilhos de manutenção na galeria da barragem, atualmente com 70% concluídos. Esses trilhos facilitarão o transporte dos materiais, incluindo um carrinho projetado especificamente para movimentar os novos componentes.
Substituição das comportas da Barragem Sul
Após concluir a substituição dos condutos metálicos, a empresa irá instalar a nova comporta C4, que ainda está em fase de fabricação. Essas melhorias aumentarão a capacidade da barragem de lidar com períodos de chuvas intensas, oferecendo maior proteção às comunidades da região.
Segundo o Secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, a modernização é essencial para a segurança da população.
Estamos trabalhando para entregar uma estrutura ainda mais eficiente e segura, capaz de garantir a proteção das comunidades do Alto Vale do Itajaí em momentos de chuvas intensas
afirmou Souza.
Reparos na Barragem Oeste
Enquanto isso, na Barragem Oeste, localizada em Taió, os profissionais realizaram substituições no sistema elétrico e efetuaram reparos em vazamentos de fluido hidráulico. Atualmente, a equipe está avaliando e estudando eventuais reparos necessários, incluindo a possibilidade de substituir as comportas, caso identifiquem a necessidade para a operação da estrutura.