Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de junho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_01_BANNER-GCD_970x250px

Comportas da Barragem Oeste de Taió são fechadas

A operação se inicia antecipadamente, devido a manutenção da barragem Sul, em Ituporanga, que deve permanecer com quatro comportas abertas e uma fechada


Por Tatiane Silva Publicado 18/05/2024 às 11h59
Barragem de Taió
Comportas da Barragem Oeste de Taió são fechadas. Foto: Arquivo

Conforme informações da Defesa Civil, devido às chuvas já registradas, e aos volumes de chuva previstos ao longo do final de semana, foi iniciado às 23h30 de sexta-feira, 17, a operação da barragem Oeste em Taió com o fechamento das sete comportas. 

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

A operação se inicia antecipadamente, devido a manutenção da barragem Sul, em Ituporanga, que deve permanecer com quatro comportas abertas e uma fechada. A Defesa Civil ressalta que mesmo com as comportas abertas, a estrutura tem capacidade de amortecer a onda de cheia, pois a vazão que sai pelas quatro comportas deverá ser menor que a vazão que chega na barragem. 

A equipe de monitoramento e alertas segue acompanhando a situação.

Acumulados de chuva de até 100mm

A Defesa Civil de SC alerta para chuvas intensas até sábado, 18, com acumulados de 75 a 100 mm.

A prefeitura de Rio do Sul e a Defesa Civil municipal, com o alerta de chuva, pedem que a comunidade esteja atenta a possíveis alagamentos, quedas de árvores, bem como deslizamentos de terra.

Não há alerta de enchente, mas é recomendado monitorar o nível do rio Itajaí-Açu e seus afluentes na região do Alto Vale. Conforme nota da prefeitura, as barragens de Taió e Ituporanga estão quase vazias. 

O diretor da Defesa Civil de Rio do Sul, Renato Abreu, destaca que moradores de áreas suscetíveis a alagamentos devem acompanhar os avisos oficiais. 

“Pedimos à população que reside em áreas ribeirinhas afetadas por enxurradas, como o Jardim Bianchetti, Cohab, Canoas, entre outros bairros, quando o rio itajaí-açu sair da calha que fiquem atentos, né? Não há ainda uma previsão que isso vá acontecer. Mas dependendo do momento da chuva, a intensidade e o tempo que ela vai cair isso pode vir a acontecer”, comenta.

Para informações atualizadas sobre o nível do rio e barragens, acesse o site da Defesa Civil de Rio do Sul.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store