Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (3) (1)

Comportas da barragem de Taió começam a ser abertas


Por GCD Publicado 20/11/2023 às 11h32
Comportas da barragem de Taió começam a ser abertas
Foto: Rede Web

A Defesa Civil de Santa Catarina informa que na manhã desta segunda-feira, 20, foi iniciada a abertura gradual das comportas na Barragem Oeste, em Taió. A operação visa compensar a vazão que sai da barragem, reduzindo a lâmina d’água que sai pelo vertedor e a altura do reservatório.

Segundo o informe, a medida não causa aumento da vazão que chega aos municípios abaixo do barramento, já que compensação troca a vazão que sai pelo vertedor da barragem pela vazão de saída da comporta. Ou seja, a mesma vazão que passaria pelo vertedor irá passar pela comporta.

Na madrugada desta segunda, iniciou o vertimento da Barragem Oeste. Os volumes de chuva registrados na bacia hidrográfica do rio Itajaí entre a quarta-feira, 15, e a sexta-feira, 17, ultrapassaram os 200 milímetros de média no Alto Vale. A condição resultou em alagamentos, enxurradas e inundações em diversos municípios da região. Assim, nesta madrugada, o reservatório da Barragem Oeste, em Taió, atingiu os 100%. Com cota de 23,30 metros por volta das 01h20h começou a verter.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store